CUIDANDO DE IDOSOS: UM OLHAR PARA A SOBRECARGA DO CUIDADOR

Autores

  • Helena Meika UESUGUI Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Diana Lúcia Moura PINHO Universidade de Brasilia - UnB
  • Diego Santos FAGUNDES Faculdade de Educação e Meio Ambiente
  • Carlos Alberto PARAGUASSU-CHAVES Universidade de Rondonia -UNIR

Palavras-chave:

Envelhecimento. Saúde do idoso. Qualidade de Vida. Assistência Domiciliar. Promoção da Saúde. Cuidadores. Políticas Públicas de Saúde.

Resumo

RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil e grau de dependência dos idosos e cuidadores, bem como a sobrecarga dos cuidadores. Estudo de caráter exploratório e descritivo composto por 60 idosos e 36 cuidadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com aplicação de questionário semi-estruturado utilizando o instrumento Avaliação Multidimensional de Saúde e Qualidade de Vida - AMSQV. Para avaliação do grau de dependência dos idosos utilizou-se o Índice de Katz e Escala de Lawton e a sobrecarga dos cuidadores a partir da Escala Zarit Burden Interview. Resultados revelam percentual elevado de idosos com dependência total para atividades básicas e instrumentais de vida diária. As variáveis de maior impacto em relação a sobrecarga dos cuidadores foram residir com idoso e opinião sobre seu estado de saúde. Os resultados podem contribuir para o delineamento de propostas para intervenções baseadas nas necessidades do grupo estudado. Palavras-chave: Envelhecimento. Saúde do idoso. Qualidade de Vida. Assistência Domiciliar. Promoção da Saúde. Cuidadores. Políticas Públicas de Saúde. ABSTRACT This study aimed to know the profile and degree of dependency of the elderly and caregivers, as well as caregiver burden. This exploratory descriptive study was composed of 60 elderly and 36 caregivers. Data was collected through interview with a semi-structured questionnaire using the instrument Multidimensional Health and Quality of Life Assessment. To assess the level of dependency of the elderly were used the Katz Index and Lawton Scale; and the caregivers' burden was assessed by the Zarit Burden Interview. Results showed that a high percentage of elderly with total dependence for basic and instrumental activities of daily living. Variables statistically associated with the caregivers’ burden were: living with elderly and beliefs about their health. The results may contribute to the design of proposals for interventions based on the needs of the group studied. Keywords: Aging. Elderly Health. Quality of Life. Home Nursing. Health Promotion. Caregivers. Public Health Policies.

Biografia do Autor

Helena Meika UESUGUI, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Enfermeira, Mestre em Doenças Tropicais, Coordenadora e docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio ambiente - FAEMA

Diana Lúcia Moura PINHO, Universidade de Brasilia - UnB

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (1976), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002), na área de Ergonomia. É professora Adjunta da Universidade de Brasilia, atuamdo na graduação em enfermagem e na pós graduação nos Programas de Pós Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, da Universidade de Brasilia. Possui experiência clinica na área de enfermagem, na gestão de serviços e gestão acadêmica. Desenvolve estudos nas linhas de pesquisa: Enfermagem e Processo de Trabalho; Formação na área da Saúde e Enfermagem; Ergonomia e análise de situações de trabalho em saúde.

Diego Santos FAGUNDES, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Luterana do Brasil (2002), especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (2003), certificado de Docência pela Universidad de Zaragoza Espanha (2005), Diploma de Estudos Avançados (D.E.A) em Fisiologia pela Universidad de Zaragoza Espanha (2006), MBA em Administração com ênfase em Gestão pela Fundação Getulio Vargas (2009) e doutorado em Farmacologia pela Universidad de Zaragoza Espanha/ Revalidado e Reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) PPG em Farmacologia (capes 6) (2010). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, membro do Grupo Español de Motilidad Digestiva. Tem experiência na área de farmacologia, fisiologia e neurociências, com ênfase em neurogastroenterologia e neurociência aplicada aos sistemas (reabilitação), atuando principalmente nos seguintes temas: óxido nítrico, sepse, canais iônicos, estress oxidativo, e antioxidantes envolvendo o controle da motilidade digestiva, assim como em fisioterapia em neurologia. Tem interesse no tema Educação do Adulto, Novas Tecnologias e Problem Based Learning.

Carlos Alberto PARAGUASSU-CHAVES, Universidade de Rondonia -UNIR

Doutor em Ciências da Saúde (Geografia Médica) - Universidad de La Habana - Cuba (2001) - Centro de Estudo de Salud y Bienestar Humanos, Diplomado pelo Instituto Superior de Ciencias Médicas, com revalidação nacional pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-Doutorado - Instituto de Neurociências e Comportamento - UnB/Universita' Degli Studi Di L'Aquila. Autor dos Livros: Geografia Médica ou da Saúde: Espaço e Doença na Amazônia Ocidental e, Sanologia: Nova Concepção de Saúde do Ser Humano. Professor da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Geografia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia médica, análise ambiental, geografia da saúde, ambiente e saúde, epidemiologia, vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária e, desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2010-12-03