O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O texto tem entre 10 e 25 páginas, está em espaço 1,5; usa a fonte Georgia, tamanho 12; margem 3cm; página A4; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • Estão sendo enviados título, resumo e palavras-chave em Português, Inglês e em um terceiro idioma (Espanhol ou Francês), devidamente revisados por especialista.
  • Os arquivos de figuras estão em formato CDR, TIF ou JPG, com 300 dpi, no mínimo.
  • Os arquivos para submissão estão em formato .doc (Microsoft Word) ou .odt (OpenOffice) e não ultrapassam 2MB.
  • URLs (endereços da internet) para as referências foram informadas quando necessário.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Da periodicidade e das publicações

A Revista Geografia tem periodicidade semestral, propondo-se a publicações de: Pesquisas inéditas na forma de artigos, de reconhecido rigor teórico e relevância intelectual, científica e cultural, relacionados à Geografia e temas afins; Resenhas de livros, teses e dissertações nacionais e estrangeiras, de publicação ou defesa (no caso de teses e dissertações) recente - três anos para obra estrangeira e dois anos para obra nacional; Traduções de textos de pertinência científico-cultural; Entrevistas de cunho científico-cultural pertinentes às temáticas abordadas; Os textos serão publicados em língua portuguesa.

Em casos excepcionais poderão ser publicados textos em espanhol ou inglês, desde que seja o idioma nativo do autor. Todos os textos devem ser redigidos em linguagem acessível, evitando-se o jargão teórico e as formulações matemáticas, desde que não prejudique a qualidade do trabalho.

 

Da avaliação e aprovação dos textos

Os artigos propostos serão avaliados pelo Conselho Científico, que emitirá pareceres de acordo com o que é estabelecido pela revista: “favorável sem qualquer restrição”, “favorável, desde que observadas as sugestões de reformulação indicadas” e “desfavorável”. As propostas serão enviadas para dois pareceristas. Havendo discordância entre eles, serão encaminhadas a um terceiro. Aos proponentes cujos trabalhos receberam parecer “desfavorável” não cabe nenhum tipo de recurso. Observações: no caso de parecer “favorável, desde que observadas as sugestões de reformulação indicadas”, as mesmas serão justificadas na folha de parecer, e encaminhadas ao autor; Caso não haja o cumprimento das solicitações sinalizadas pelo parecerista, os textos serão recusados pelo Conselho Editorial; No caso de dois pareceres desfavoráveis, o texto não será publicado; Será sempre mantido o anonimato dos autores e dos pareceristas.

 

Da formatação dos textos

A) Artigos

Textos entre 15 (quinze) e 25 (vinte e cinco) páginas; formato da página A4; margens - direita, esquerda, superior e inferior - de 3cm. Formato do arquivo: .odt (OpenOffice) ou .doc (Word). Cada artigo poderá ter no máximo 5 (cinco) autores.

O início do texto deve conter o título em português (centralizado e todo maiúsculo), em letra tamanho 14 com estilo de fonte “Georgia”, seguido de resumo em português com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas; letra tamanho 12; estilo de fonte “Georgia”; espaçamento de linhas 1,0 e uma relação de 5 palavras-chave. Deverão constar, também, resumos em mais dois idiomas, sendo um obrigatoriamente o inglês e outro em espanhol ou francês. O título do artigo deverá preceder os resumos em seus respectivos idiomas. Os textos devem conter uma introdução e uma conclusão ou considerações finais.

Os trabalhos serão avaliados pelo sistema de revisão anônima (blind review), e não devem possuir nenhuma identificação de autoria (explícita no corpo do texto ou qualquer forma de identificação oculta).

Títulos de seções - como Introdução, Resultados, Considerações Finais, Referências - devem ser redigidos com letra tamanho 12; estilo de fonte “Georgia”; todo maiúsculo; negrito; alinhados à esquerda. Subtítulos de seções devem conter letra tamanho 12; estilo de fonte “Georgia”; somente a primeira letra do subtítulo e nomes próprios em maiúscula; negrito; alinhados à esquerda. O corpo do texto deve ser redigido com letra tamanho 12; estilo de fonte “Georgia”; espaçamento de linhas 1,5; parágrafo (primeira linha) com recuo de 1.25cm; justificado.

Notas referentes ao corpo do artigo devem ser indicadas com um número alto, imediatamente depois das frases a que dizem respeito. Não deverão vir no final do texto, mas ao final da mesma página em que consta sua indicação.

As ilustrações devem estar com boa resolução para visualização no documento, com no mínimo 300 dpi; largura máxima de 16cm e altura máxima de 20cm. Os respectivos títulos devem ser redigidos em letra tamanho 12 e as fontes em tamanho 10, ambos centralizados. Caso as ilustrações enviadas já tenham sido publicadas, mencionar a fonte. Obs.: as figuras deverão ser inseridas utilizando-se o botão “inserir imagem” no respectivo editor de texto (Word ou OpenOffice),  nunca coladas diretamente no arquivo. Duas figuras jamais devem ser inseridas lado a lado de forma individual. Nesses casos, imagens pareadas devem ser elaboradas em mosaico, de modo a compor uma única figura.

Tabelas e quadros devem possuir um cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, obedecendo às normas de apresentação tabular da Fundação IBGE (disponível em http://bit.ly/normas-apresentacao-tabular). Devem estar organizadas em numeração sequencial própria para cada tipo, e suas chamadas devem ser assinaladas no texto, com a indicação do respectivo número de ordem.

Agradecimentos, quando houverem, poderão ser inseridos no texto somente depois da etapa de avaliação do artigo, logo após as considerações finais. 

As Citações devem seguir o sistema autor-data da ABNT (seguindo as normas NBR-10520: 2002 - Citações); as notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas. As citações curtas (até 3 linhas) devem ser incorporadas aos parágrafos entre “aspas duplas”. As citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, justificado, com letra em tamanho 11 e espaçamento entrelinhas 1,0. Obs.: As citações em língua estrangeira deverão apresentar a versão traduzida para o português em nota de rodapé; as citações traduzidas deverão ter a indicação “tradução nossa” ao final da citação.

As Referências devem ser apresentadas no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023: 2018 - Referências).

 

B) Resenhas

Textos entre 3 (três) a 5 (cinco) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos. Cada resenha poderá ter no máximo 2 autores e o início do texto deve conter a referência bibliográfica completa da obra resenhada, seguindo as normas da ABNT.

 

C) Traduções

Textos de até 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos e o início do texto deve conter o título da tradução, em português e no original, e a referência completa da obra traduzida, seguindo as normas da ABNT. Deve ser anexada a autorização dos detentores de direitos autorais para a publicação na revista

A obra será avaliada segundo os critérios: relevância do texto e qualidade da tradução. Serão privilegiados textos traduzidos a partir da língua original.

 

D) Entrevistas

Textos entre 10 (dez) e 30 (trinta) páginas, seguindo as mesmas orientações de formatação dos artigos e o início do texto deve conter o título da entrevista, local e data, o nome do(s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es), com breves currículos e autorização do(s) entrevistado(s) para a publicação da entrevista na revista.

 

 

Sobre a responsabilidade do conteúdo

Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores, não implicando, necessariamente, na concordância do conselho editorial. O Conselho Editorial se responsabiliza apenas pelas diretrizes que garantem a qualidade acadêmica da revista.

 

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Da submissão dos textos

Os textos devem ser enviados através do website da Revista Geografia.