Histórico

Criada em 1976, a GEOGRAFIA é fruto do interesse demonstrado pela Editora Hucitec, editora consagrada no campo das ciências humanas brasileiras, lançou uma publicação referente às ciências geográficas em parceria com a Associação de Geografia Teorética (AGETEO), da qual publicou cinco anos antes Boletim de Geografia Teoreética.

A Estiveram não envolveu nenhum projeto de lançamento do novo jornal Jaime Pinsky, Flávio Aderaldo Castelo, Antonio Christofoletti e Lúcia Helena de Oliveira Gerardi. Desde então, podemos dizer, são os fundadores do jornal, como o professor Antonio Christofoletti na Coordenação da Comissão Editorial, também compõe os cabelos dos professores Lúcia Gerardi e Miguel Cezar Sanchez. Além da Comissão Editorial, foi criado por um Conselho de Redação composto por 13 geógrafos, entre brasileiros e estrangeiros (CHRISTOFOLETTI, 1990) .

O primeiro número, publicado em 1976, continha seis artigos envolvendo epistemologia, climatologia, geografia agrícola, biogeografia e geografia urbana, ou que foi ampliado nos números seguintes. Ao longo de quatro décadas, a GEOGRAFIA foi destino de publicações de autoria nacional e internacional, ou que se consolidou como um dos dois mais importantes veículos de divulgação científica. Vale ressaltar que, GEOGRAPHY, como publicação editada em Rio Claro, foi enviada a instituições científicas distribuídas nos cinco continentes, que, em troca, nos enviam suas publicações em forma de parceria institucional. Graças à colaboração de outros professores, como o professor Odeibler Santo Guidugli, a UNESP de Rio Claro possui dois importantes acervos de jornais da América Latina.

Devido à relação com a AGETEO, ou jornal está sempre ligado à imagem da Geografia Quantitativa e, até mesmo, é conhecida como revista AGETEO.

É importante reconhecer que a história do jornal se confunde com a própria história do curso de graduação e o curso de Pós-Graduação, logo, artigos, resenhas e notas publicadas durante mais de quatro décadas contaminaram a história de algumas das principais escolas de Geografia. do país, à Geografia de Rio Claro.

Agradecimentos especiais à Professora Lucia Gerardi, última editora da fase AGETEO e convidada para ser a editora honorária, em reconhecimento à sua contribuição para a consolidação do jornal.

 

Fase atual

Para dar continuidade a esse legado, a GEOGRAFIA, após 42 anos de responsabilidade da AGETEO, inicia uma nova fase, sendo editada por uma comissão composta por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro. Como movimento, além de manter o compromisso de seus fundadores com a difusão do conhecimento geográfico, buscaremos expandir esse compromisso para outras áreas do conhecimento, mantendo-a como uma revista democrática e de alto nível.

Um elemento importante que deve ser destacado é a participação de dois alunos que não estão no processo de transição da AGETEO para o Programa de Pós-Graduação. A participação ativa de dois alunos indica ou tem interesse em outras frentes do meio acadêmico, mantendo ou respeitando o compromisso com a história desta importante publicação.

Diante desso, entendemos que uma revista científica é um importante recurso de divulgação e socialização do conhecimento. Desta forma, esperamos contribuir para a divulgação do conhecimento geográfico, atingindo principalmente pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em Geografia, nacional e internacionalmente. Além disso, atendendo a um amplo leque de temas convergentes, pretendemos também colaborar com a divulgação de artigos sobre filosofia, ciências sociais, planeamento, economia, geociências, turismo, relações internacionais, entre outros.

Para manter esse compromisso, a GEOGRAFIA conta com um Conselho Científico formado por avaliadores de instituições distribuídas em todo o Brasil, além da contribuição de avaliadores internacionais; e, a partir de 2021 adotou ou sistema de publicação em fluxo contínuo, garantindo maior agilidade e nenhum processo editorial.

Por fim, convidamos toda a comunidade científica a contribuir com artigos, entrevistas e resenhas.

Editor-Chefe e Conselho Editorial

 

Periodicidade

A partir de 2021, adota GEOGRAPHY ou sistema de publicação de fluxo contínuo. Os artigos são publicados à medida que são aprovados e diagramados.