VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA OCORRÊNCIA DO FOGO NOS BIOMAS BRASILEIROS COM BASE NA ANÁLISE DE PRODUTOS DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores

  • Daniel Borini ALVES Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Swanni T. ALVARADO Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v44i2.15119

Resumo

O estudo das relações entre o fogo e a dinâmica das paisagens brasileiras resulta fundamental para uma melhor compreensão dos processos ecológicos e dos impactos humanos incidentes sobre a dinâmica da paisagem. O presente artigo busca explorar a dinâmica de variação espaço-temporal de ocorrência de queimadas nos biomas brasileiros nos últimos 18 anos (2001-2018), com base no produto MCD64A1 v006 de área queimada e a base de dados de uso e cobertura da terra do projeto Mapbiomas. O Cerrado apresentou 62,2% do total queimado registrado no período analisado, seguido do bioma Amazônia, com 23,5%. Pampa, Mata Atlântica e Amazônia apresentaram uma incidência de queimadas superior a ≈50% em áreas com usos da terra agropastoris, enquanto nos biomas Cerrado, Caatinga e Pantanal as queimadas ocorreram principalmente sobre áreas de formação vegetal natural. Comprova-se o potencial de combinação de uso de produtos derivados de sensoriamento remoto para análise dos padrões de áreas queimadas, gerando-se relevantes informações a respeito das influências antrópicas na alteração dos regimes de fogo.

Biografia do Autor

Daniel Borini ALVES, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Geografia pela Universidad de Zaragoza (UNIZAR/Espanha). Pós-doutorando no Departamento de Biodiversidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro, SP).

Swanni T. ALVARADO, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Ciências da Vida pela Université d'Avignon et des Pays de Vaucluse (UAPV/França). Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Agricultura e Ambiente, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Balsas, MA); e docente no Programa de Pós‑graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (UEMA/São Luís, MA).

Downloads

Publicado

2020-06-12

Edição

Seção

Artigos