Contato corporal entre adolescentes através da dança de salão na escola

Autores

  • Nilza Coqueiro Pires de Sousa Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UNESP/Bauru, SP
  • Sandro Caramaschi Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4110

Palavras-chave:

Comunicação não verbal. Dança. Adolescente.

Resumo

A finalidade deste estudo foi identificar a reação e percepção dos adolescentes em relação ao contato corporal bem como as expressões emocionais através da dança de salão. Participaram 42 adolescentes do ensino fundamental estadual do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada em grupo através de uma filmagem da aula de dança de salão e aplicação de um questionário referente à vivência. Verificou-se que as experiências de dança propiciam uma maior proximidade corporal e demonstração de afetividade, pois parte dos participantes relatou bem estar, enquanto outros disseram sentir-se envergonhados ao dançar com parceiro do sexo oposto. Conclui-se que é preciso oportunizar mais atividades dançantes na escola relacionadas ao desenvolvimento biopsicossocial, pois a dança de salão pode auxiliar a interação promovendo o contato corporal e dessa forma pode ser um facilitador no processo das relações interpessoais entre os adolescentes.

Biografia do Autor

Nilza Coqueiro Pires de Sousa, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UNESP/Bauru, SP

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus de Bauru (2011). Especialista em Pedagogia do Teatro pela Universidade do Sagrado Coração - USC - Bauru (2005). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Bauru (1996). Professora efetiva de Educação Física da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Professora de Dança de Salão e Tango Argentino. Bailarina Profissional atuando especificamente com o Tango Cenário. Tem experiência na área de Educação Física e Artes, com ênfase em Dança nos seguintes temas: Dança de Salão, Tango e Dança na Escola. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Aprendizagem.

Sandro Caramaschi, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru, SP

possui graduação em Biologia pela Universidade Federal de São Carlos (1986) , mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Revisor de periódico da Oecologia Brasiliensis. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Expressões, Faciais, Comunicação, Não verbal, emoções e relacionamentos.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)