Práticas esportivas escolares na cidade de Santos-SP: o ponto de vista dos professores/treinadores

Autores

  • Carla Nascimento Luguetti Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP - Faculdade de Educação Física e Esporte, Universidade Santa Cecília, Santos, SP
  • Luiz Tourinho Dantas Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP
  • Myrian Nunomura Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP
  • Maria Tereza Silveira Böhme Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4246

Palavras-chave:

Esporte. Ensino. Recursos humanos.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar e caracterizar as condições das práticas esportivas escolares nas três redes de ensino no município de Santos, no ensino fundamental, com enfoque sobre: a) a formação acadêmica e experiência profissional dos professores/treinadores; b) a condição das instalações e dos materiais das escolas para as práticas esportivas. Através de questionários com questões abertas e fechadas, aplicados aos professores/treinadores (n=85) de escolas estaduais, municipais e particulares, verificaram-se diferenças entre os professores/treinadores das três redes de ensino em relação à idade, experiência, formação e atualização; independente da origem da escola, a maioria é do sexo masculino e exerce outras atividades além das práticas esportivas escolares. As condições de uso e de manutenção das instalações e materiais das escolas públicas são piores dos que as descritas nas escolas privadas.. Espera-se que os resultados contribuam para o melhor aproveitamento do potencial formativo das práticas esportivas na escola, e assim, estimulem e subsidiem futuras discussões sobre programas de iniciação esportiva neste contexto.

Biografia do Autor

Carla Nascimento Luguetti, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP - Faculdade de Educação Física e Esporte, Universidade Santa Cecília, Santos, SP

Doutoranda na área de Pedagogia da Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte/USP, atualmente professora titular da Faculdade de Educação Física e Esporte/UNISANTA e Professora convidada nos cursos de Especialização da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Treinamento Infanto Juvenil, Pedagogia do Esporte e Crescimento e Desenvolvimento.

Luiz Tourinho Dantas, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP

Professor da Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo.

Myrian Nunomura, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP

Obteve a graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1989); mestrado em Educação pela Yokohama National University (1995); doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (2001); pós-doutoramento pela University of Tsukuba (2008) e livre-docência pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e de Esporte, com ênfase em Ginástica e suas diversas manifestações; Ginástica Artística Competitiva; Pedagogia do Esporte; e Formação Profissional no Esporte (Coach Education).

Maria Tereza Silveira Böhme, Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, SP

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1985) , doutorado em Ciências do Esporte - Justus Liebig Universität Giessen (1993) e livre docência em Treinamento Esportivo pela Universidade de São Paulo (1999). Desde 2005 é professora titular do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Esporte e Treinamento Infanto Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: Esporte Infanto Juvenil, Treinamento a Longo Prazo e Talento Esportivo. Atualmente trabalha com pesquisa na área de políticas para o esporte de alto rendimento e qualidade de programas de detecção, seleção e promoção de talentos esportivos.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Artigo Original