Construção e validação de um instrumento de análise qualitativa do arremesso (lance-livre) do basquetebol

Autores

  • Marcelo Eduardo Nunes Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP
  • Paula Regina Gehring Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP
  • Luciano Basso Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP
  • Maria Cecília Fonseca Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP
  • Marina Gusman Thomazi Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP
  • Suely Santos Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4353

Palavras-chave:

Arremesso do basquetebol (lance livre). Checklist. Aprendizagem Motora.

Resumo

Quando o profissional da área de Educação Física está ensinando uma habilidade motora, ele procura avaliar o movimento realizado pelo aluno e reflete sobre quais intervenções poderiam ser feitas naquele momento. No entanto, muitas vezes, o professor não dispõe de recursos que possam auxiliá-lo no processo de avaliação do movimento a ser aprendido pelo aluno. O processo de aquisição habilidades motoras poderia ser facilitado se o professor dispusesse nesse momento de um instrumento que identificasse o erro(s) cometido(s), bem como, qual seria a informação prioritária a ser fornecida ao aprendiz. Portanto, como a literatura especializada apresenta escassez no que diz respeito a esse tipo de ferramenta, o objetivo do presente estudo foi construir, validar e testar a objetividade e fidedignidade de um instrumento (checklist) que avalia a qualidade do arremesso do basquetebol (lance livre). O checklist da habilidade foi desenvolvido e avaliado por especialistas da modalidade esportiva e, posteriormente, o checklist foi utilizado para analisar 10 arremessos (vídeo editado) de quatro indivíduos em diferentes fases de aprendizagem da habilidade. Os resultados foram organizados em função do erro crítico e somatória de erros verificados pelos especialistas em duas ocasiões com uma semana de intervalo. Contrastando as avaliações do mesmo avaliador e entre avaliadores, em ambas as medidas, observou-se um nível de erro médio de 16,9%. Concluiu-se, portanto que o checklist proposto no presente estudo é um instrumento de avaliação do lance livre consistente e, nesse sentido, pode auxiliar professores e técnicos na análise qualitativa do arremesso. Além disso, esse instrumento de avaliação permite fazer inferências sobre o processo de aprendizagem de indivíduos nessa habilidade.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Nunes, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1999), Especialização em Metodologia do Treinamento Desportivo pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2001), Mestrado pela Universidade de São Paulo (2010) É professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de São Paulo e Prefeitura Municipal de Barueri. Tem experiência na área de Educação Física. Atualmente participa de estudos na área de Aprendizagem Motora e Envelhecimento.

Paula Regina Gehring, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

Graduada em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2000), Especialista em Avaliação e Prescrição da Atividade Física pela Faculdade Salesiana de Lins/SP (2003), Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo/SP (2008). Tem experiência na área de Educação Física e atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora, Envelhecimento, Ginástica, Atividades Rítmicas e Expressivas, Metodologia da Dança e Fisiologia Humana.

Luciano Basso, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

Professor assistente no Dep. de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP), membro do Laboratório de Comportamento Motor (Lacom-USP), Coordenador Pedagógico do Programa Brincar no Nuri (PBNURI), professor convidado do programa de pós graduação da Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique - Mestrado em Actividade Física e Saúde, coordenador do curso de Bacharelado de Educação Física da EEFEUSP e editor da área comportamental e pedagógica da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desporto da UEL (1998), mestrado (2002) e doutorado (2010) em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: processos e mecanismos da aprendizagem motora; analise e diagnóstico da dinâmica do desenvolvimento motor, e elaboração de programas de educação física na infância.

Maria Cecília Fonseca, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

possui graduação em Educaçao Fisica pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em programas para terceira idade, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora, envelhecimento, programas de atividades físicas e instrução verbal.

Marina Gusman Thomazi, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Realizou Pós-Graduação (Extensão) na Unicamp em Atividade Motora Adaptada (2007-2008). Atualmente cursando Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano na Faculdade de Educação Física e Esporte da USP. Atua com ênfase nos seguintes temas: Aprendizagem Motora, Atividade Física e Saúde, Atividades Adaptadas e Envelhecimento.

Suely Santos, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, SP

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1986), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (1987), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Doutorado (PhD) pela University of Manchester (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no processo de envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem motora, comportamento motor de idosos, atividade física e capacidade funcional.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigo Original