A resiliência no âmbito esportivo: uma perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano

Autores

  • Rita Fontes Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP
  • Maria Regina Ferreira Brandão Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Centro de Pesquisa, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4411

Palavras-chave:

Resiliência Psicológica. Esporte. Basquete. Modelo Bioecológico.

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar na perspectiva do paradigma bioecológico a resiliência no contexto do esporte de alto rendimento. Foram sujeitos desse estudo sete atletas de basquetebol que participaram de campeonatos mundiais e/ou olímpicos. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada e a análise dos resultados foi feita de acordo com os procedimentos propostos por Maxwell (2002). Os resultados apontaram que conforme o princípio da Teoria Bioecológica, a resiliência se manifesta ao longo da vida a partir da interação entre os fatores de risco e de proteção e por ser o esporte de alto rendimento um ambiente que expõe as atletas ao risco e ao estresse, essas tiveram fortalecidas suas características pessoais positivas e rede de apoio social e afetivo eficaz para superar as adversidades e não abandonar a carreira precocemente.

Biografia do Autor

Rita Fontes, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP

Possui graduação em Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988) e mestrado em Educação Física pela Universidade Sao Judas Tadeu (2010) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Resiliência Psicológica, Esporte, Basquetebol, Modelo Bioecológico.

Maria Regina Ferreira Brandão, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Centro de Pesquisa, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP

Atualmente é Coordenadora da Iniciação Científica e professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Psicóloga esportiva, trabalha na preparação psicológica de atletas de alto rendimento de diferentes modalidades esportivas em especial o futebol. É parecerista ad hoc de diversas revistas nacionais e internacionais. Investiga principalmente os seguintes temas: aspectos psicológicos do desempenho esportivo, burnout em atletas e árbitros, estresse no esporte, avaliação psicológica e imagem corporal.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)