Aprendizagem motora baseada em demonstrações de movimento biológico

Autores

  • Sérgio Tosi Rodrigues Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP
  • Vânia Maria Castello Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP
  • Juliana Gomes Jardim Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP
  • Stefane Aline Aguiar Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/4781

Palavras-chave:

Percepção visual. Percepção de movimento. Desempenho psicomotor. Ginástica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de aprendizagem motora de uma habilidade complexa da Ginástica Artística a partir da observação de demonstrações de modelos de pontos de luz e vídeo. Dezesseis participantes divididas em grupos dos respectivos modelos executaram um pré-teste, seguido de 100 tentativas de uma parada de mãos, igualmente distribuídas em blocos de 10 tentativas em dois dias, alternando períodos de demonstração e prática, com um teste de retenção após um dia. Cinemática de braço, tronco e perna das participantes possibilitaram análise da semelhança entre a coordenação de cada participante e do modelo e do tempo de movimento; a performance das participantes também foi avaliada por duas especialistas em Ginástica Artística. Ambas as análises indicaram que os grupos não diferiram. Os resultados são discutidos em termos da hipótese de suficiência de informação nos modelos de movimento biológico particularmente aplicada ao processo de aprendizagem de habilidades motoras complexas.

Biografia do Autor

Sérgio Tosi Rodrigues, Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP

Concluiu os cursos de Licenciatura Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado (Ph.D.) em Psicologia, na área de Percepção e Cognição, pela Universidade de Calgary, Canadá (2000). Atualmente é professor doutor (MS3) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Bauru. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: controle visual de ações, percepção visual, aprendizagem motora, movimento dos olhos, controle postural, biomecânica, informação de tempo para contato e controle motor. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3519033218606454

Vânia Maria Castello, Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP

Concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física na UNESP - Campus de Bauru em 2006. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no período de 2005-2006.

Juliana Gomes Jardim, Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (campus de Bauru). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq. É integrante do Grupo de Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagogicos da Educação Física. Atualmente cursa o Programa de Mestrado em Educação na UNESP - Campus de Presidente Prudente.

Stefane Aline Aguiar, Departamento de Educação Física, UNESP, Bauru, SP

Cursa o último ano do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNESP - Campus de Bauru. É membro do Laboratório de Informação, Visão e Ação (LIVIA) do Departamento de Educação Física. É bolsista de Iniciação Científica da FAPESP.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigo Original