O profissional em Educação Física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho

Autores

  • Marcello Pereira Nunes Centro de Educação da UFES, Vitória, ES
  • Sebastião Josué Votre Departamento de Educação Física da UGF, Rio de Janeiro, RJ
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.5016/4975

Palavras-chave:

formação profissional, bacharel em educação física, currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais.

Resumo

Neste trabalho articulamos os desafios na formação do profissional bacharel em educação física, nos documentos oficiais e a sua intervenção no mundo do trabalho. Ampliamos as percepções e avaliamos a proposta de formação nos saberes e conhecimentos para esse campo de atuação; por fim levantamos desafios e perspectivas para formar o bacharel em educação física no Brasil. A análise de conteúdo dos documentos oficiais sobre a formação do bacharel oferece suporte para nossas proposições concernentes à formação desse profissional, tendo como referencial teórico estudos do campo da educação e artigos específicos da área. Com base nos resultados dessa análise, construímos uma matriz dos saberes estabelecidos nos documentos oficiais. Elaboramos um conjunto de propostas desafiadoras para a formação desse profissional, recontextualizada e articulada com os interesses das comunidades a que esse profissional se propõe servir.

Biografia do Autor

Marcello Pereira Nunes, Centro de Educação da UFES, Vitória, ES

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1995), Especialista em Sociologia e Administração de Esportes, Recreação e Lazer pela FAFICLA/UGF, Londrina/PR (1992). Atualmente é docente da Universidade Federal do Espírito Santo no Centro de Educação (UFES), e Coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário de Vila Velha (UVV). Tem experiência de 15 anos no ensino superior como professor ( graduação e especialização lato-sensu), com ênfase em Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional, formação universitária, currículo, educação física e infância, recreação e lazer.

Sebastião Josué Votre, Departamento de Educação Física da UGF, Rio de Janeiro, RJ

Tenho formação na área de sociolingüística, tendo concluído o doutorado pela PUC-RJ e obtido a livre docência pela UFRJ. Seguiram-se vários estágios de pós-doutoramento, com destaque para o de sociologia do esporte na Universidade de Strathclyde, Escócia, com Dr. James Mangan. Na carreira acadêmica alcancei a posição de professor titular da UFRJ (atualmente aposentado) e da UGF. Pesquisador e bolsista de produtividade do CNPq desde 1979, atuo também na rede CEDES, do Ministério do Esporte. Sou cofundador do Laboratório das representações sociais em educação física e coordeno o grupo de estudos Semiótica das atividades humanas. Desde 1986, quando passei a participar do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UGF, implantei a análise do discurso das representações sociais na área sócio-cultural, contribuindo para alcançarmos a nota 5, da CAPES. A minha produção científica dos últimos dez anos está voltada para questões relacionadas a linguagem e discriminação por gênero, raça, idade e deficiência nos espaços de esporte e lazer. Nessa temática, no período referido, orientei seis teses de doutorado, 17 dissertações de mestrado, e 13 alunos em iniciação científica.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

graduate at Educação Física from Universidade Federal do Espírito Santo (2002) and master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Has experience in Education, focusing on Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs, acting on the following subjects: educação física, cotidiano, intervenção, educação infantil and avaliação.

Downloads

Publicado

2012-01-11

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)