Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames com interação corporal

Autores

  • Mateus David Finco Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5016/4996

Palavras-chave:

Atividade Física. Qualidade de Vida. Saúde. Educação Física.

Resumo

Os videogames, uma das mais fortes correntes da indústria do entretenimento, têm também influenciado a área da Educação Física através de novos dispositivos digitais que possibilitam a interação corporal. O videogame Wii Fit, objeto desta pesquisa, é um destes jogos, que tem como principal objetivo incentivar a prática de atividades físicas de maneira lúdica. Este artigo apresenta um estudo com base na etnografia virtual, envolvendo uma análise de conteúdo on-line sobre como os usuários do jogo Wii Fit o têm percebido. Três comunidades virtuais foram pesquisadas, buscando relatos sobre as percepções dos usuários quanto à influência do jogo em suas práticas de atividade física e manutenção de uma alimentação saudável. A investigação realizada permitiu concluir que o jogo Wii Fit funciona como uma ferramenta educativa capaz de levar os usuários a práticas físicas mais regulares bem como aos hábitos alimentares mais saudáveis.

Biografia do Autor

Mateus David Finco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor da Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, esportes e educação.

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA). Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da Escola de Educação Física (ESEF/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Coordenador da Comissão de Pesquisa da ESEF; editor da Revista Movimento e Tutor do programa PET-Saúde/Saúde da Família (UFRGS/Secretaria Municipal de Saúde Porto Alegre). Tem experiência na área de educação física com ênfase nas seguintes temáticas: biopolítica, cultura da vida ativa, currículo, educação em saúde, políticas de formação e práticas pedagógicas. Autor dos livros Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescência bem comportada (Autêntica, 2000) e Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa (Autores Associados, 2006).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-09-17

Edição

Seção

Artigo Original