Qual é o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros?

Autores

  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université du Québec à Trois-Rivières, Trois-Revières, Québec
  • Luciano Juchem Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE
  • Marcus Levi Lopes Barbosa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Ricardo Pedrozo Saldanha UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS e FACOS/Osório
  • Carlos Adelar Abaide Balbinotti UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5016/5025

Palavras-chave:

Motivação. Esporte. Tênis. Atletas infanto-juvenis.

Resumo

Motivação, na Teoria da Autodeterminação (TAD), é entendida como a chave principal do bom funcionamento psicológico do indivíduo e de seu bem-estar geral. De acordo com esta teoria, o “Prazer” é a dimensão que melhor explica o comportamento humano autodeterminado. Este estudo descreve o perfil motivacional característico de tenistas infanto-juvenis brasileiros e explora possíveis diferenças significativas nas médias das dimensões que integram o perfil avaliado pelo Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IMPRAFE-126), controladas pela variável “Sexo”. Uma amostra de 226 tenistas gaúchos e catarinenses, com idades entre 13 e 16 anos. Os resultados indicam que a dimensão que mais motiva esses tenistas, independente do sexo, é o Prazer, seguida, respectivamente, pelas dimensões: Competitividade, Saúde, Sociabilidade, Estética e Controle de Estresse. Além de este resultado ser um importante indicador à formulação de modelos de treino, uma das principais conclusões é que este estudo confirma a teoria de base.

Biografia do Autor

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Université du Québec à Trois-Rivières, Trois-Revières, Québec

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Psicologia pela Université de Montréal (2000). Possui dois pós-doutorados, o primeiro realizado no Laboratoire de Variables Affectives (LaVA) pela Université de Montréal (2001), em Montreal (Canadá), dirigido pelo prof. Dr. Bernard Tétreau, e o segundo realizado no Collectif de Recherche en Counseling et Développement de Carrière (CRCDC) pela Université de Sherbrooke (2006-2008), em Sherbrooke (Canadá), dirigido pela profa. Dra. Marcelle Gingras. Integra o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional. É prof. licenciado para estudos pós-doutorais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é prof. horista da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: interesses profissionais, maturidade e motivação referente à carreira e estudos normativos, descritivos e exploratórios. Atualmente tem se interessado por Psicologia do Esporte. Participa de vários Eventos Científicos de caráter nacional e internacional. É autor de capítulos de livros e de diversos artigos científicos publicados em revistas especializadas. É lider de Grupo de Pesquisa no CNPq (Núcleo de Estudos em Pedagogia e Psicologia do Esporte). É membro da Ordre des Conseillers et des Conseillères dOrientation et des psychoéducateurs et psychoéducatrices du Québec (OCCOPPQ). É membro do grupo de pesquisadores do Centre de Recherche et dIntervention sur lÉducation et la Vie au Travail (CRIEVAT), de lUniversité Laval. É diretor-fundador do Service dIntervention et de Recherche en Orientation et Psychologie (SIROP), em Montreal, no Canadá.

Luciano Juchem, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).Foi professor de tênis e coordenador técnico da escola de formação da Associação Leopoldina Juvenil. Atualmente é professor assistente no Curso de Educação Física da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Marcus Levi Lopes Barbosa, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com bolsa integral. É membro de Grupo de Pesquisa no CNPq. Tem experiência em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, Fundamentos da Medida Psicológica, Motivação, Psicologia do Esporte, Interesses Profissionais.

Ricardo Pedrozo Saldanha, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS e FACOS/Osório

Atualmente é professor da Faculdade Cenecista de Osório, membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Psicologia do Esporte (UFRGS) - NP3 Esporte e do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO/PUCRS). Mestre em Ciências do Movimento Humano/UFRGS e Doutorando do Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do treinamento desportivo, psicologia do esporte, avaliação em educação física, treinamento físico e metodologia da pesquisa.

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professor de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professor adjunto da ESEF/UFRGS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: tênis, motivação, basquetebol, atividade física e atividades físicas.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)