Exposição crônica em ambiente de conflito sensorial e sua influência no controle postural

Autores

  • Danielle Brandalize Curso de Fisioterapia, Faculdade Guairacá, Guarapuava, PR
  • André Luiz Félix Rodacki Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Michelle Brandalize Curso de Fisioterapia, Faculdade Guairacá, Guarapuava, PR
  • Vera Lúcia Israel Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5016/5466

Palavras-chave:

Pescadores. Controle postural. Conflito sensorial. Plataforma de força.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o equilíbrio de indivíduos expostos cronicamente a um ambiente com conflito sensorial, antes e imediatamente após a exposição a este ambiente. Quinze pescadores participaram voluntariamente e tiveram seu deslocamento do centro de pressão (CP) mensurado por uma plataforma de força, antes e após a jornada no mar. Seis diferentes condições, nas quais as informações sensoriais dos sistemas visual e somatossensorial foram manipuladas, foram testadas. A trajetória total do centro de pressão indicou a habilidade dos participantes em utilizar cada sistema sensorial separadamente, em cada condição para o controle postural. Não houve alterações na oscilação corporal ou na dependência sensorial imediatamente após a exposição ao ambiente com conflito sensorial. Uma adaptação crônica parece evitar com que eles sejam influenciados pelos efeitos agudos da exposição a um ambiente com conflito sensorial.

Biografia do Autor

Danielle Brandalize, Curso de Fisioterapia, Faculdade Guairacá, Guarapuava, PR

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Positivo (2007) e mestre em Educação Física pela UFPR, com a linha de pesquisa em comportamento motor. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Neurológica e Hidroterapia.

André Luiz Félix Rodacki, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Exercise and Sport Sciences pela The Manchester Metropolitan University, Reino Unido (2001). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Paraná, onde ministra a disciplina de introdução à Biomecânica. Atua como revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, Comportamento Motor e Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento, performance, coluna vertebral, coordenação, marcha, riscos de queda e ergonomia.

Michelle Brandalize, Curso de Fisioterapia, Faculdade Guairacá, Guarapuava, PR

Mestre em Educação Física (atividade física e saúde) pela UFPR. Atualmente é docente da Faculdade Guairacá nas disciplinas de Fisioterapia Pediátrica, Fisoterapia Neurofuncional Adulto II, Fisiologia Humana e Estágio Supervisionado em Neurologia e Pediatria e na UNICENTRO ministra a disciplina de estágio supervisionado em Fisioterapia Neurofuncional. Atua nas áreas: reabilitação neurológica, controle motor, desenvolvimento motor, obesidade e sono.

Vera Lúcia Israel, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

É docente adjunto da Universidade Federal do Paraná, setor Litoral, na área de Fisioterapia, desde maio de 2006. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Atualmente é colaborador do Ministério da Educação, - Revista Brasileira de Educação Especial , - Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Aquática e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Aquática, hidroterapia, avaliação em Fisioterapia, desenvolvimento humano, lesão medular e Fisioterapia neurofuncional. Participa do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFPR, nas áreas Comportamento Motor e Qualidade de Vida, com a linha de pesquisa em "Saúde e Funcionalidade" e "Estudo de Habilidades Motoras Aquática e Terrestre". Tem realizado pesquisas envolvendo a talassoterapia, marcha de criança especial, saúde da criança e do professor, lombalgia, hidroterapia em criança especial, interface saúde/educação e a orientação de iniciação científica sobre o desenvolvimento infantil e lesões neurológicas no litoral do Paraná.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)