Efeito agudo de exercícios de alongamento estático e dinâmico na impulsão vertical de jogadores de futebol

Autores

  • Vinicius de Souza Ferreira Veranópolis Esporte Clube, Veranópolis, RS.
  • Bruno Colombo Muller Departamento de Educação Física, Faculdade Cenecista de Osório, Osório, RS.
  • Abdallah Achour Junior Centro de Educação Física e Esporte, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

DOI:

https://doi.org/10.5016/6121

Palavras-chave:

Amplitude de movimento. Potência muscular. Futebol.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar o efeito agudo dos exercícios de alongamento estático e do alongamento dinâmico na impulsão vertical e amplitude do movimento de 22 jogadores de futebol profissional do sexo masculino. Observou-se que após a intervenção do alongamento dinâmico, o grupo experimental (n = 13) apresentou um aumento significativo na impulsão vertical (p = 0,002), enquanto que após o alongamento estático, não houve alteração significante (p = 0,343), assim como na condição sem alongamento (p > 0,05). Com relação aos níveis de amplitude de movimento (n = 22), não houve diferenças significantes no sentar e alcançar (p = 0,263) nas três condições analisadas: alongamento estático, dinâmico e controle. Os resultados sugerem que o alongamento dinâmico é o mais indicado para ser realizado antes de atividades que exijam potência muscular, entretanto as intervenções propostas neste estudo não evidenciaram aumento na amplitude de movimento

Biografia do Autor

Vinicius de Souza Ferreira, Veranópolis Esporte Clube, Veranópolis, RS.

Graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasi (ULBRA), onde inciou o aprofundamento de seus estudos na área da Fisiologia e Medicina Desportiva, como monitor bolsista do Laboratório de Fisiologia e Medicina do Esporte LAFIMED). Realizou curso de especialização em Medicina e Ciências do Esporte (AMRIGS/PUC) em 2001. Após lecionou como professor universitário por 2 anos na Faculdade Cenecista de Osório, no curso de Educação Física. Atualmente, trabalha e administra 3 academias , as quais é sócio-proprietário. Apesar de irrelevante produção científica, decorrente da sua área atual de trabalho, é pesquisador de linhas de estudo ligadas ao trabalho de força e suas implicações acerca da saúde de grupos especiais, estética e esportisitas de rendimento, especialmente o Futsal e Futebol. Atualmente é mestrando na área da Fisiologia do Exercício onde desenvolve pesquisa acerca da resposta aguda endócrina, sob diferentes estímulos gerados por exercícios resistidos. Coordena o Projeto Gol Cidadão, que visa atender crianças em áreas de risco social, com atividades sócio-esportivas além de uma equipe de futsal de competição federada, onde também exerce funções técnicas. Ministra cursos de atualização profissional junto a seus colaboradores, escreve artigos sobre "Atividade Física e Saúde " em jornal semanal local e é membro conselheiro da Agência de Desenvolvimento do Litoral Norte do Rio Gande do Sul e membro Efetivo do Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte.

Bruno Colombo Muller, Departamento de Educação Física, Faculdade Cenecista de Osório, Osório, RS.

Graduando em Educação Física na Faculdade Cenecista de Osório (FACOS). Completou cursos de curta duração em Avaliação do Crescimento Corporal, da Saúde e do Desempenho Esportivo em Educação Física, pela Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS) e Treinamento Desportivo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participa de grupos de pesquisa em efeito agudo de exercícios de alongamento e aquecimento sobre a força e potência muscular em futebolistas e em investigações sobre uso de antiinflamatório não-esteroidal Ibuprofeno no desempenho de atletas.

Abdallah Achour Junior, Centro de Educação Física e Esporte, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, alongamento, educação física, atividade física e esporte.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-20

Edição

Seção

Artigo Original