Nível de atividade física, comorbidades e idade de pacientes hipertensos

Autores

  • Denise Rodrigues Bueno Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, SP
  • Clara Suemi da Costa Rosa Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro
  • Jamile Sanches Codogno Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, SP
  • Ismael Forte Freitas Junior Departamento de Educação Física da UNESP, Presidente Prudente, SP
  • Henrique Luiz Monteiro Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/7209

Palavras-chave:

Atividade física, hipertensão arterial, comorbidades, idade.

Resumo

No envelhecimento, hábito inativo está associado a doenças crônicas. Existem diferentes domínios da atividade física, tais como: tempo livre e locomoção. O objetivo foi analisar associações entre diferentes domínios de atividade física, comorbidades e idade em hipertensos. Foram entrevistados 192 hipertensos. Classificados em menos ativos e mais ativos para atividades no lazer, locomoção, ocupação e total e estratificados em grupos etários. A circunferência de cintura foi avaliada e comorbidades auto referidas. O teste Qui-quadrado analisou as associações e o teste ANOVA one way comparou os grupos etários, adotando significância estatística quando p<0,05. As médias de atividade física ocupacional e total foram menores para idade igual ou acima dos 60 e 70 anos, respectivamente. A atividade ocupacional esteve associada à idade em mulheres e, ao colesterol e diabetes em homens, que também tiveram atividade física de locomoção associada à circunferência de cintura. Em síntese a atividade física de hipertensos associa-se a comorbidades para diferentes grupos etários e sexos.

Biografia do Autor

Denise Rodrigues Bueno, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, SP

Educação Física e Mestre em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP (2012 - 2015), professora colaboradora do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividades Motoras - CELAPAM - da Unesp de Presidente Prudente. Trabalha com temas voltados para envelhecimento, atividade física e saúde, hipertensão arterial e saúde pública.

Clara Suemi da Costa Rosa, Universidade Estadual Paulista - Campus Rio Claro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia (2007) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Doença Renal Crônica, atuando principalmente nos seguintes temas: acelerômetro, menopausa, dexa e envelhecimento.

Jamile Sanches Codogno, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, SP

graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Presidente Prudente (2007). Mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP, Rio Claro (2010). Doutora em Ciências da Motricidade pela UNESP, Rio Claro (2012). Professora do departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Atividade Física e Serviços de Saúde.

Ismael Forte Freitas Junior, Departamento de Educação Física da UNESP, Presidente Prudente, SP

Docente do Depto de Educação Física da UNESP - Pres. Prudente. Docente dos programas de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade (UNESP - Rio Claro) e Fisioterapia (UNESP - Pres. Prudente).

Henrique Luiz Monteiro, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências de Bauru, Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru, SP

Docente do Depto de Educação Física da UNESP - Bauru. Docente dos programas de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade (UNESP - Rio Claro) e Fisioterapia (UNESP - Pres. Prudente)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)