Exercise motives in a sample of Brazilian university students

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde Universidade Norte do Paraná, Londrina, PR
  • Rosineide Francisco Santos Legnani Federal University of Parana
  • Elto Legnani Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5016/7303

Palavras-chave:

motivação, EMI-2, atividade física, adulto jovem

Resumo

Objetivo do estudo foi identificar os motivos que podem induzir universitários a praticar exercício físico, de acordo com selecionados indicadores sociodemográficos. Amostra foi constituída por 2380 sujeitos (1213 moças e 1167 rapazes), com idades entre 18 e 35 anos. Motivos para prática de exercício físico foram identificados mediante versão traduzida do Exercise Motivations Inventory (EMI-2). Os universitários reportaram oferecer significativamente maior importância para a prática de exercício físico em motivos identificados com Prevenção de Doenças. Os fatores de menor destaque em linguagem estatística se identificaram em um contexto de motivação relacionada ao Reconhecimento Social e à Competição. Sexo, idade, classe econômica familiar, experiência de prática e status de peso corporal revelaram efeito significativo no grau de importância apontado pelos universitários para a prática de exercício físico. Concluindo, resultados encontrados poderão contribuir para delinear programas de promoção de exercício físico e provável redução dos casos de abandono entre os universitários.

Biografia do Autor

Dartagnan Pinto Guedes, Centro de Pesquisa em Ciências da Saúde Universidade Norte do Paraná, Londrina, PR

Pós-doutorado em Condição Física e Saúde pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1997). Professor-Associado aposentado do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1980-2011). Atualmente é professor-titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Relacionada à Saúde, criado em 1994, atendendo 3 linhas de pesquisa: (a) comportamento de risco para a saúde; (b) exercício físico para promoção/conservação da saúde; e (c) programas de ensino no campo da educação física. Desde 1998, é bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Exerce a função de revisor e possui artigos publicados em periódicos científicos de impacto nacional e internacional. É autor de livros em sua área de atuação e assessor científico no desenvolvimento de softwares direcionados à avaliação/prescrição de exercício físico.

Rosineide Francisco Santos Legnani, Federal University of Parana

Research Center in Exercise and Sport

Elto Legnani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, PR

Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1989), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Especialização em Avaliação da Performance Motora pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2012). É Professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde no ensino da graduação (Educação Física), lecionando as seguintes disciplinas: Futebol, Futsal, Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Atualmente sua principal linha de investigação é a epidemiologia de comportamentos relacionados à saúde em crianças.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original