DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA, EM AMBIENTE SIG, PARA ALOCAÇÃO DE UM DISTRITO INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO MEIO-RS

Autores

  • Eduardo PÉRICO UNIVATES
  • Claudete REMPEL UNIVATES
  • Gisele CEMIN UNIVATES

Resumo

O uso de geotecnologias na tomada de decisão vem se tornando uma ferramenta cada vez mais utilizada para o planejamento do uso do solo, visto que permite um resultado mais rápido e com menos subjetividade. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo apresentar um modelo espacial de localização de um distrito industrial para o município de Arroio do Meio, RS, através de uma metodologia de avaliação por critérios múltiplos subsidiada por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Foram avaliados quatro critérios restritivos: Áreas de Preservação Permanente (APPs), Áreas de Uso Restrito (AUR), áreas de mata nativa e área urbana e quatro critérios de fatores: declividade, distância dos recursos hídricos, estradas e uso e cobertura do solo, sendo estes, com algum grau de aptidão, entre 0 (menos apto) a 255 (mais apto). Como resultado obteve-se um mapa com as áreas mais aptas a implantação conforme o tamanho necessário para empreendimento. Palavras-chave: Planejamento Territorial; Sistemas de Informações Geográficas; Avaliação por Critérios Múltiplos.

Downloads

Publicado

2008-07-14

Como Citar

PÉRICO, Eduardo; REMPEL, Claudete; CEMIN, Gisele. DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA, EM AMBIENTE SIG, PARA ALOCAÇÃO DE UM DISTRITO INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO DE ARROIO DO MEIO-RS. Geografia, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 279–292, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/1366. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos