O PAPEL DA IIRSA NA PRODUÇÃO ATUAL DO CERRADO: IMPULSÃO DA EXPORTAÇÃO DE SOJA PARA O MERCADO CHINÊS E OS CONFLITOS TERRITORIAIS

Autores

  • Pedro Dias Mangolini NEVES Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Rodrigues MENDONÇA

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v43i2.13702

Resumo

Este trabalho tem por objetivo problematizar os processos de integração regional em curso atualmente na América Latina. Nisto leva-se em consideração, especificamente, a Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e sua relação com a impulsão da exportação de soja para o mercado chinês através da construção da Ferrovia Transoceânica (conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico por meio de uma ferrovia) e consequentemente os conflitos territoriais que serão causadas por ela. Esta iniciativa de integração se estabelece na lógica de que há "vazios demográficos" no continente que estão bloqueando o desenvolvimento (visto como desenvolvimento econômico). Assim, tem sido dominante uma visão onde a natureza e Comunidades Tradicionais têm seus territórios e suas vidas concebidas como simples obstáculo a ser superado. Deste modo, as expropriações de muitas populações de suas terras, bem como a ocorrência de inúmeros conflitos territoriais, têm sido recorrentes na execução dos empreendimentos de integração de infraestrutura regional ora em curso.

Biografia do Autor

Pedro Dias Mangolini NEVES, Universidade Estadual de Maringá

Realizei o Bacharelado e a Licenciatura na Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizei uma iniciação cientifica relacionada a questão racial dentro da UEM e minha monografia de conclusão de curso foi sobre a caracterização geoambiental das nascentes do curso superior do córrego mandacaru, Maringá-PR.

Downloads

Publicado

2018-12-04

Edição

Seção

Artigos