HIERARQUIA URBANA DA MICRO-REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Maria José POMPILIO

Resumo

As cidades fazem parte de um sistema e, como tal, devem ser estudadas. Analisando um sistema urbano verifica-se heterogeneidade marcante entre as cidades que  integram. Algumas se caracterizam como grandes centros multifuncionais, enquanto outras são pequenos centros de serviços rurais, havendo gama de variações entre dois extremos. Essa heterogeneidade mostra o caráter de complementariedade que existe entre as cidades de um sistema, as quais se interligam, cujos elementos integrantes e interdependentes são: a distribuição da população, o sistema de comunicações e de transporte e as interações sócio-econômicas entre os vários conjuntos populacionais do sisyema considerado. A intensidade de interrelações dos elementos citados não ocorre de mandeira uniforme em toda aárea geográfica, mas se concentra em determindos pontos (cidades), resultando uma heterogeneidade dos centros urbanos e uma hierarquia dos centros populacionais dos sistema.

A "teoria do Lugar Central", estabelecida por Christaller (1933), fornece uma "sistematização completa do ponto de vista teórico concernente a distribuição de centros", a qual tem se contituído num dos pontos básicos da Geografia Urbana. Esta teoria tem por finalidade ser "uma construção dedutiva para a explicalçao do tamanho, número e distribuição das cidades, na crença de que há um princípio governando esta distribuição". A teoria de Christaller teve algumas conclusões antecipadas pelo sociólogo rual J.C. Galpim. Foi este autor quem realizou, nos Estados Unidos, os primeiros estudos de ecologia humana, procurando delimitar a área funcional de uma comunidade através da localização da área de onde vêm os agricultores a uma cidade, para a aquisição de bens e serviços, e salinetou essa interdependência no termo por ele cunhado de "rurbanism".

Christaller afirmava que a principal característica de uma cidade é ser centro de uma região, destacando a centralidade que entendia como "a importância de um lugar em relação a região que rodeia ou o grau em que a cidade exerce as funções centrais". Para esse autor, um lugar merece a designação de centro excluivamente quando, na realidade, marca tal função, o que ocorre se os habitantes têm profissões que estão ligadas, pela necessidade, a uma localização central. Essas profissões são profissões centrais, e os serviços oferecidos, serviços centrais. Os lugares centrais, segundo Christaller, formam um sistema, que é o "número de lugares centrais agrupados em torno de um lugar central de acordo com certas regras", que podem ser determinadas por leis econômicas ou por proposições sócio-econômicas, ou ambas. Após o aparecimento da teoria de Christaller, numerosos estudos foram realizados utilizando-se indicadores e técnicas diversas. Como exemplo de trabalhos desta natureza, citamos o de Paloäki, aplicado na região meridional da Bothania, cujo método utilizado foi o enumerativo, com tratamento estatístico, o qual foi usado como modelo para a elaboração de "UMA DEFINIÇÃO ESTATÍSTICA DE HIERAQUIA URBANA", do sudoeste paranaense. (Lobato e Lojkasek, 1973)

O nosso trabalhos é aplicação de parte de metodologia adotada por Lobato e Lojkasek, no sistema urbano da micro-região de Florianópolis, tendo por finalidade responder questões relativas à rede de localidades centrais.

A escolha da área para a proposição de um estudo do sistema urbano, que visa definir a hieraquia dos centros integrantes, pode ser assim justificada:

a) Importância da micor-região, por englobar a capital administrativa do Estado;

b) Possibilidades de realizar pesquisas de campo pela proximidade do local de trabalho;

c) Maior facilidade de acesso as fontes de informações.

A área em estudo, a micro-região da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRAFPOLIS), possui quinze municípios e está localizada na região centro-leste do Estado. É importante observar que Florianópolis, capital administrativa do Estado de Santa catarina, integra essa micro-região, situando-se na ilha de anta catarina e estando ligada ao continente pelas pontes Hercílio Luz e Colombo Machado Sales, fato que dá um caráter de peculiaridade ao espaço em questão.

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos