DINÂMICA EROSIVA LINEAR: ESTUDO DE CASO EM ÁREA RURAL NO OESTE PAULISTA

Autores

  • Felipe Augusto Scudeller ZANATTA Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  • Cenira Maria LUPINACCI Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Marcos Noberto BOIN Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v44i2.15117

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar as características físicas que, quando submetidas ao uso agrícola, podem gerar condições para a formação e desenvolvimento dos processos erosivos lineares. Para tanto, selecionou-se uma sub-bacia com intensa atividade erosiva, localizada na região do Oeste Paulista. Nessa área, mapearam-se as feições erosivas lineares em sulco, ravina e voçoroca nos anos de 1963, 1997 e 2016, e as variáveis litologias, formas de relevo, declividade e o uso da terra. Posteriormente, foi analisada a distribuição das formas erosivas nos três anos sobre as variáveis. Como resultado, com o uso extensivo e contínuo do pasto há pelo menos cinco décadas, a erosão se mostrou mais ativa sobre as litologias silto-argilosas, declives de 15˫47% e ≥47% e nas vertentes côncavas, atingindo terrenos com outras características pela erosão remontante e o efeito de borda. As concavidades ainda tendem a concentrar ravinas e voçorocas e conectar os processos erosivos das áreas mais elevadas com os que se estabelecem nos setores de menor altitude.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Scudeller ZANATTA, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Rio Claro. Professor da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo.

Cenira Maria LUPINACCI, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Doutora do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro.

Marcos Noberto BOIN, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Doutor pesquisador do Laboratório de Solos - Labsolos e Grupo de Pesquisa Interações na superfície, água e atmosfera - GAIA, da UNESP de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Edição

Seção

Artigos