O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-ANALÍTICO EM GEOMORFOLOGIA: DO CICLO DE EROSÃO AOS SISTEMAS DISSIPATIVOS

Autores

  • Antonio CHRISTOFOLETTI

Resumo

A teoria do ciclo de erosão e a teoria da pedimentação predominaram por longo tempo no conhecimento geomorfológico. A partir de 1960 surgiram novas abordagens baseadas na concepção do equilíbrio dinâmico, na probabilidade e na adoção da teoria dos sistemas. A aplicação da teoria dos sistemas mostra duas fases: a primeira está ligada com o conhecimento das ciências biológicas enquanto a segunda liga-se com o desenvolvimento observado na Química e na Físíca. Muitos conceitos e princípios já mostraram potencial de uso, mas sente-se a ausência de concatenação teórica semelhante ao que William Morris Davis fez para a sua época.

Biografia do Autor

Antonio CHRISTOFOLETTI

Departamento de Cartografia e Análise da Informação Geográfica. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. UNESP - Campus de Rio Claro . Pesquisador Científico do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

CHRISTOFOLETTI, Antonio. O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-ANALÍTICO EM GEOMORFOLOGIA: DO CICLO DE EROSÃO AOS SISTEMAS DISSIPATIVOS. Geografia, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 15–30, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/15243. Acesso em: 28 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3