RESSIGNIFICAÇÃO E REFUNCIONALIZAÇÃO DA PAISAGEM DO PERÍODO DA GUERRA DO CONTESTADO EM PORTO UNIÃO DA VITÓRIA (SC/PR): NOTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v46i1.16035

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo discutir o ensino da Geografia Escolar a partir da ressignificação e refuncionalização das paisagens das cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC) durante o período da Guerra do Contestado (1912-1916). Como metodologia, fizemos uma análise do documento “Apontamentos Históricos de União da Vitória” de 1933. A partir do conceito de raciocínio geográfico e da memória, discutimos propostas de abordagem considerando a representação e espaço-tempo. Os resultados apontaram para uma multiplicidade de representações tanto no mesmo tempo e espaço social como em suas sucessões. Sendo assim, para ensinar a Geografia, concluímos que há uma necessidade de alinhamento das representações com espaço-tempo.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Calandro, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor Doutor em Geografia pela Estadual Júlio de Mesquita Filho, Campus de Rio Claro. Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus de União da Vitória.

Gabriela Sena da Silva , Instituto Federal do Paraná - IFPR

Discente do curso técnico em informática integrado ao ensino médio no Instituto Federal do Paraná, Campus de União da Vitória.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Edição

Seção

Artigos