SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARTICIPATIVO - SIG-P: PROPOSTA DE AÇÃO COLETIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA GOVERNANÇA URBANA

Resumo

O conhecimento do espaço físico e da organização social e funcional do lugar onde se vive conduz o cidadão a exercitar a cidadania e, a educação exerce papel relevante na construção deste conhecimento. Uma das formas de se olhar esta questão é através do mapeamento participativo, uma ferramenta da cartografia social. Em cartografia digital, a representação do espaço geográfico agrega o conceito de sistemas de informações geográficas - SIG e sensoriamento remoto, de modo que quando o mapeamento participativo se utiliza destas tecnologias surge o SIG participativo (SIG-P). Assim, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através do Laboratório de Aplicação de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade, capacitou alunos do ensino médio, de escolas públicas, de áreas de vulnerabilidade social do município de São José dos Campos, para utilizarem o conceito de SIG-P. Os alunos identificaram e propuseram equipamentos públicos, para seus respectivos territórios e produziram mapas com padrão de exatidão cartográfica digital, como resultado da capacitação com SIG-P. Este material subsidiou os alunos para chegar ao poder público e propor a (re)organização espacial, corroborando com o processo de governança.

Biografia do Autor

Rene Junior, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Mestre em Planejamento Urbano e Regional  pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, Geógrafo pela Universidade do Vale do Paraíba e coordenador do Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade - LADES. laboratório pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no departamento de sensoriamento remoto DSR.

Jussara Ortiz, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Dra. Sensoriamento Remoto, Eng. Cartógrafa, pesquisadora e membro do Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade - LADES do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

Giovanna Domiciano, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Geógrafa, mestranda em Planejamento Urbano e Regional e membro do Laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade - LADES do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

Alexandre Marques, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Dr. Ciência do Sistema Terrestre, Geógrafo, pesquisador e membro do laboratório de Aplicações de Dados Espaciais em Apoio à Sociedade - LADES do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

Publicado
2022-07-29
Seção
Artigos