CONTROLE TECTÔNICO NO SETOR SUL DA COSTA DO DESCOBRIMENTO (BA): RELAÇÕES COM OS PADRÕES DE DRENAGEM E PROCESSOS GRAVITACIONAIS EM FALÉSIAS

Resumo

A faixa litorânea do nordeste brasileiro tem sido alvo de recorrentes pesquisas no campo da morfotectônica, entre as quais algumas voltadas especificamente para a Costa do Descobrimento (BA). O presente trabalho tem sua espacialidade postada na porção sul da referida extensão litorânea, assumindo o objetivo de interpretar e discutir elementos concernentes ao controle tectônico vigente a partir da interpretação dos padrões de drenagem em consonância aos lineamentos estruturais e evidências de campo. Em caráter mais específico, visa tecer considerações entre o quadro morfotectônico regional e os riscos de desmoronamento de falésias. Foi constatado um domínio do padrão de drenagem paralelo em expressivo controle distribuído por dois blocos morfotectônicos, diferenciados pelo predomínio da direção da drenagem para SE e para NE em cada um dos blocos. Os resultados também apontaram para uma relação estreita entre o quadro morfotectônico e a dinâmica das falésias. De maneira geral, os resultados dialogam afirmativamente com estudos preexistentes, contribuindo na expansão dos conhecimentos acerca dos controles tectono-estruturais regionais e trazendo a lume evidências adicionais acerca do tema.

Biografia do Autor

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor Associado do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor dos Programas de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Alfenas.

Publicado
2022-05-02
Seção
Artigos