O IDEÁRIO CIDADE-JARDIM E SUAS CONTRADIÇÕES SOCIOESPACIAIS NA CIDADE DE CAMPINAS-SP

Autores

Resumo

Os bairros Nova Campinas, Vila Iza e Chácara da Barra, localizados na cidade de Campinas-SP, foram projetados pelo engenheiro e urbanista Jorge de Macedo Vieira, entre os anos 1945 e 1950. Os loteamentos seguiram o modelo urbanístico bairro-jardim e foram criados durante a implementação do Plano de Melhoramentos Urbanos na cidade. Este artigo analisa criticamente a implantação destes bairros, objetivando revelar a introdução da concepção Cidade-Jardim na cidade de Campinas. Para isso, consideramos as articulações e as contradições socioespaciais entre o ideário cidade-jardim praticado pelo engenheiro projetista, os preceitos estabelecidos na legislação e pelo plano de urbanismo então vigente, e os interesses dos agentes imobiliários dos loteamentos. O artigo apresenta a evolução dos bairros e suas atuais condições na malha urbana da cidade, a fim de analisar o modo como a dinâmica socioespacial alterou a manifestação da morfologia bairro-jardim em Campinas. 

Biografia do Autor

Thais Hayashi Vaz de Arruda, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduação em andamento em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista da FAPESP, desenvolvendo a pesquisa de Iniciação Científica "As empresas de consultoria na produção e circulação de informações: um estudo da McKinsey & Company e suas articulações no território brasileiro". Membro do Grupo de Pesquisa "Círculos de Informações, Urbanização e Território", vinculado ao Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN-IG-UNICAM). 

Maria Tereza Duarte Paes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Geógrafa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professora Livre Docente na área de Meio Ambiente Urbano pela UNICAMP, Departamento de Geografia-IG (2018). É professora da Universidade Estadual de Campinas desde 1994 (no Departamento de Sociologia/IFCH) e, a partir de 1999, no Departamento de Geografia/IG. Em 2007 realizou Pós-Doutorado em Geografia, com bolsa da CAPES, na Université de Pau et des Pays de L'Adour, na França, no Laboratoire Société Environnement Territoire (IRSAM/SET). Atua nas áreas de pesquisa sobre patrimônio cultural, turismo e meio ambiente urbano, e coordena o Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural". Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT - 2008-2010 e 2017-2019) pela Geografia/Unicamp , coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/Unicamp, 2008-2010) e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE, 2011-2014). Atualmente é Coordenadora da Área de Geografia na CAPES (2018-2021). É membro da Rede Franco-Brasileira de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas (TP3 - https://astrestp3.wixsite.com/astres-tp3 ) e pesquisadora do CNPq - PQ desde 2014.

Downloads

Publicado

2023-01-27

Edição

Seção

Artigos