A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA - APONTAMENTOS E REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA DO CLIMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16361

Resumo

O presente artigo busca trazer um panorama da pesquisa em Climatologia Geográfica através de artigos produzidos em anais de simpósio e da produção acadêmica em Clima. Para isso, analisamos a produção científica dos últimos três Simpósios Brasileiros de Climatologia Geográfica (SBCG) e a pesquisa acadêmica desenvolvida na área, ao longo de 20 anos, pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Para retratar a produção do simpósio, utilizamos a metodologia quantitativa, que resultou na elaboração de gráficos e tabelas. Para o conjunto das pesquisas acadêmicas, utilizamos técnicas empregadas na mineração de dados textuais, que têm como objetivo recuperar informações, descobrir padrões e buscar dados relevantes, dentre outras análises possíveis, sobre um conjunto de textos. O conjunto da análise revelou, entre outras informações, a diversidade temática na pesquisa em Climatologia, a preocupação com grandes temas contemporâneos, o uso massivo da técnica estatística e o papel cada vez mais urgente nas questões sobre vulnerabilidade.

Biografia do Autor

João Paulo Macieira Barbosa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Alfredo Borges De Campos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor do Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Vânia Maria Nunes dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora colaboradora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2022-06-28

Edição

Seção

Artigos