ANÁLISE DE CLUSTER APLICADA ÀS EMISSÕES DE CO2 NO BRASIL

Resumo

O artigo recorre às análises descritivas e exploratórias da estatística para analisar o comportamento das emissões dos gases de efeito estufa no Brasil analisando a série temporal do período de 1990 a 2019. A técnica de análise de Cluster foi a ferramenta da estatística descritiva utilizada para a análise dos dados das emissões, utilizando-se, também dados quantitativos e informações qualitativas sobre as unidades federativas do país, dados econômicos, estatísticos e naturais relacionados às emissões de gases de efeito estufa. A fim de demonstrar e descrever as diferenças entre as unidades federativas, os setores, as ações e as atividades econômicas que mais influenciam nas emissões. Assim, o artigo oferece elementos para a compreensão da problemática e do crescimento das emissões de gases de efeito estufa do país, a fim de contribuir com governos e com a sociedade para manutenção e desenvolvimento de planos e programas de controle e ação para redução das emissões, e consequentemente cumprimento da NDC brasileira e da PNMC.

Biografia do Autor

Ana Carolina Tomaz Duarte Tobaruela Ortiz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela União Educacional de Minas Gerais. Mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia.  Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Presidente Antônio Carlos e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Federal de Uberlândia. Publicou trabalho em periódico e trabalho técnico com ênfase em Ciências Ambientais. Atuou por mais de 10 anos como engenheira de produção e auditora interna em indústrias do agronegócio. Atualmente é auditora interna em um grupo empresarial que atua no mercado financeiro, agropecuária e construção civil. 

Ednaldo Carvalho Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Matemática - Universidade Federal de Uberlândia (FAMAT/UFU). Ministra disciplinas da área de Estatística para cursos de graduação e de pós-graduação da UFU desde 1996. Foi Diretor da FAMAT/UFU no quadriênio 2008- 2012. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Geoestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: semivariograma, geoestatística, krigagem, variabilidade espacial e amostragem. 

Publicado
2022-11-08
Seção
Artigos