PANORAMA DO CENÁRIO ENERGÉTICO DA ÚLTIMA FRONTEIRA ELÉTRICA RORAIMA

Autores

Resumo

O sistema elétrico brasileiro é formado por sistema interligado e isolado. Sistema Interligado Nacional (SIN), se estende por quase todo o território, é responsável por atender 98,3 % da população brasileira, em sua maioria com energia advinda de hidrelétricas. Os sistemas isolados estão localizados em áreas mais remotas, principalmente na Amazônia, atende aproximadamente 13% da população e é sustentado por óleo diesel. Esse sistema configura Roraima como a última fronteira elétrica, pois é o único estado brasileiro que não está inserido ao SIN. O objetivo deste trabalho é analisar o cenário energético no estado de Roraima, localizado no extremo norte brasileiro. A metodologia, utilizada baseou-se na pesquisa de dados secundários através da análise documental e publicações científicas. Em 2021, houve um forte investimento em energia solar fotovoltaica, concentrados em Boa Vista, na classe residencial. Em 2022, além da energia solar, outras fontes estão sendo testadas para possivelmente substituir o óleo diesel, dentre elas: gás natural, biomassa e biodiesel. Nota-se, com esses investimentos, uma transição energética no Estado, no entanto é necessário maior atenção do poder público na infraestrutura e no acesso a esse recurso.

Biografia do Autor

Roseli Vieira Zambonin, UFRR/UNIR

Licenciada e Bacharela em Geografia pela Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão/PR - FACIBEL (1997), Mestre em GEOGRAFIA pela Universidade Federal de Roraima (2014). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Roraima - Campus Novo Paraíso, desde 2008. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGG/UNIR, na linha de pesquisa "Ambiente e Território na Pan-Amazônia". Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia - GOT- Amazônia.

Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atua no Departamento de Geografia e nos Programas de Pós-Graduação em Geógrafa (PPGG/UNIR), bem como no Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR). Possui especialidade em Gestão Ambiental, Mestre em Geografia pela UNIR e Doutorado em Geografia pela UFPR. Lidera o Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia), com atuação nas áreas de Planejamento e Gestão do Território na Amazônia e Dinâmicas Territoriais e Meio Ambiente - com ênfase em conflitos socioambientais, unidades de conservação, desmatamento, mudança no uso e cobertura da terra, impactos ocasionados pela implantação de grandes obras de infraestrutura (hidrelétricas, rodovias e hidrovias) e Crimes Ambientais. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (2014-2018), obtendo a aprovação do primeiro doutorado em Geografia da região norte em sua gestão. Atualmente é Diretora de Pós-Graduação pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIR.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Edição

Seção

Artigos