GÊNESE CONVECTIVA E NÃO CONVECTIVA EM RAJADAS MÁXIMAS DE VENTO ASSOCIADAS À CICLOGÊNESE EXPLOSIVA NA REGIÃO SUL DO BRASIL: O EPISÓDIO DE JUNHO/JULHO DE 2020

Autores

Resumo

No dia 30 de junho e 1 de julho de 2020 a região sul do Brasil foi palco de uma ciclogênese explosiva que impactou diretamente a sociedade, causando danos materiais, econômicos e sociais e fatalidades humanas. No presente trabalho, caracteriza-se a gênese das rajadas máximas absolutas (≥20 m/s) ocorridas durante aquele evento meteorológico extremo. A partir da aplicação metodológica foi possível diferenciar dois principais grupos com rajadas distintas: um de origem convectiva e outro, não convectiva. Além da gênese distinta, a cobertura geográfica e o período no qual as rajadas máximas absolutas ocorreram em cada grupo, atestam que embora afetadas pelo ciclone extratropical, a posição relativa ao mesmo foi preponderante. Favorecido por um sistema frontal frio, uma linha de instabilidade foi a responsável pelas rajadas máximas absolutas pertencentes ao primeiro grupo, que dada às condições de ampla abrangência (da porção meridional do Paraná até o norte gaúcho), poderia ser tratado mediante o uso do termo meteorológico derecho. No segundo grupo, ou seja, das rajadas não convectivas, o intenso gradiente de pressão dado pelo aprofundamento do ciclone extratropical (explosivo) sobre o oceano, condicionou rajadas máximas absolutas na faixa costeira, sobretudo do Rio Grande do Sul.

Biografia do Autor

Andrey Luis Binda, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Chapecó/SC

Graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava-PR. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Francisco Beltrão-PR. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre-RS. Atualmente é professor do magistério superior na área de Climatologia, Hidrologia e Meteorologia na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Chapecó/SC, onde atuando no curso de Geografia Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGGEO.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)