GEOQUÍMICA DA PAISAGEM E SUAS RELAÇÕES COM A ESTRUTURAÇÃO DOS GEOSSISTEMAS: APLICAÇÕES EM BACIA DE BAIXA ORDEM DE TERRENOS CRISTALINOS

Autores

Resumo

As abordagens que enfocam os aspectos geoquímicos de superfície no estudo dos geossistemas são de grande valia para interpretações de ordem genético-evolutiva, bem como para o entendimento de aspectos dinâmico-funcionais apreensíveis através da disposição dos compartimentos geoquímicos e suas conectividades. No presente artigo, assume-se o objetivo de avaliar as relações entre a estrutura dos geossistemas, a geoquímica das coberturas superficiais e as transferências de matéria e energia relacionadas a tais aspectos em bacia de baixa ordem do domínio tropical atlântico. As aplicações se encerram na bacia do córrego Salvaterra (Juiz de Fora, MG), representativa das morrarias cristalinas do sudeste brasileiro, onde foram identificados grupos de fácies distribuídos em três tipos genéticos de geossistemas (residuais, dissecados e acumulativos) vinculados a três compartimentos geoquímicos (eluviais, transeluviais e acumulativos). Análises granulométricas, de fertilidade e de mineralogia por difração em raio-X identificaram um ambiente notoriamente oxidante, com domínio de caulinita e gibsita e presença copiosa do Fe em diferentes setores da bacia, indicando intenso retrabalhamento das coberturas superficiais coexistindo com interflúvios resistentes sustentados por duricrostas. Tais processos são favorecidos por um sistema geomorfológico caracterizado por vertentes íngremes e vales profundos entalhados por influência neotectônica, condizendo com as características fundamentais das bacias de alta ordem que demandam o nível de base regional do rio Paraíba do Sul.

Biografia do Autor

Roberto Marques Neto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor permanente do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Juliana Costa Baptista Barreto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Geografia - Dinâmicas sócioambientais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Downloads

Publicado

2023-07-11

Edição

Seção

Artigos