Gestão de resíduos sólidos urbanos e geração de energia elétrica: uma análise baseada no uso integrado de recursos

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo, analisar a proposta da gestão integrada de recursos (GIR) como estratégia para a combinação entre a coleta de resíduos sólidos urbanos e a geração de energia elétrica complementar para transformações produtivas na microrregião de Belém-PA. A metodologia ocorreu por meio de coleta de dados a partir de pesquisa documental, bibliográfica e de campo; o tratamento de dados deu-se por meio da construção de dois Corpus: legislação e entrevista, com auxílio do software IRAMUTEQ; e, a análise de dados realizada decorreu mediante a técnica de análise de conteúdo. O estudo concluiu que a GIR pode contribuir para uma combinação estratégica entre a coleta de RSU e a geração de energia elétrica complementar para transformações produtivas na microrregião de Belém-PA, por meio da reestruturação dos processos tradicionais de gestão de recursos locais em direção a importante estratégia de ecodesenvolvimento e no desenvolvimento durável, associada a implementação de decisões mais assertivas para a implantação de consórcio municipal com a gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Biografia do Autor

Sara de Souza Ribeiro, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutora em Administração pelo PPAD/Universidade da Amazônia. Mestra em Administração pela Universidade da Amazônia. Especialista em História da Amazônia pela Universidade da Amazônia. Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão.

Fabricio Quadros Borges, Instituto Federal do Pará - IFPA

Pós-Doutor pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN / Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA/UFPA - Universidade Federal do Pará. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA. Graduado em Administração de Empresas e Graduado em Economia pela UNAMA - Universidade da Amazônia. Professor Titular com Dedicação Exclusiva pelo Instituto Federal do Pará - IFPA / Área de Gestão Pública. Membro Associado da International Society for Development and Sustainability, Japão. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado Gestão Pública de Energia e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Edição

Seção

Artigos