AGRICULTURA URBANA E ESTÉTICA AMBIENTAL: UM MAPEAMENTO DE AUTORES INSPIRADO POR J. DOUGLAS PORTEOUS.

Autores

Resumo

Na obra Environmental Aesthetic: ideas, politics and planning de Porteous há um apelo à transformação da sociedade e à restauração de uma ordem ecologicamente sólida através da apreciação estética, especialmente, nas cidades. O explícito diálogo entre a obra e as reivindicações de muitos pesquisadores em agricultura urbana motivou a elaboração deste artigo. O objetivo é realizar um mapeamento de autores que discutem a estética ambiental na formulação de suas pesquisas em agricultura urbana. A metodologia consiste em um levantamento bibliográfico e a criação de representações visuais, na forma de tabelas, para descrevê-lo. Não foram encontradas publicações que intersectem os temas compostos agricultura urbana e estética ambiental. O interesse dos autores em agricultura urbana e paisagem é notoriamente maior do que em agricultura urbana e estética, mesmo sendo estudos contemporâneos. Os estudos que se aprofundam na discussão da aplicação da teoria estética na agricultura urbana são bastante reduzidos em número e inexistentes quando consideramos um contexto que envolve maior tecnologia, como nas fazendas verticais.

 

Biografia do Autor

Claudia Rochael Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Geografia, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduação em Engenharia Civil (2000) e mestrado em Engenharia de Produção (2003), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sete anos de experiência em planejamento de transporte de carga nas principais ferrovias do Brasil (VALE e MRS), atuando principalmente com pesquisa operacional: modelos de simulação e otimização. Dez anos como analista em gestão corporativa na Diretoria de Planejamento do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Atualmente, candidata ao doutorado no departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo com um projeto de pesquisa no tema fazendas verticias.

Eneida Maria Souza Mendonça, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e professora titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora dos Programas de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia, ambos da UFES. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo - NAU - da UFES. Participa de redes de pesquisa nacionais, QUAPA-SEL e Urbanismo no Brasil, ambas coordenadas pela Universidade de São Paulo, e internacional, Portuguese Network of Urban Morphology - PNUM, presidida atualmente pela Universidade do Porto, Portugal. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Ao longo do tempo, tem se dedicado aos estudos urbanos e territoriais no Espírito Santo, com destaque para os rios urbanos, o planejamento e desenvolvimento regional e a importância da valorização da paisagem diante do processo de urbanização.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Artigos