CONFLITOS TERRITORIAIS EM TERRAS INDÍGENAS DURANTE O GOVERNO DE BOLSONARO

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar e analisar o aumento exponencial de conflitos territoriais no Brasil envolvendo terras indígenas. Para isso foi analisado os anos de 2019 a 2022, que representam o governo federal de Jair Messias Bolsonaro. Este governo significou para os indígenas brasileiros o desmantelamento de diversas políticas indigenistas como também o desmonte da Funai, que passou a operar contra estes povos. Entretanto os conflitos territoriais são um problema histórico, que se inicia com o processo de colonização baseado na invasão, exploração e expropriação dos povos originários. A colonização trouxe consigo uma enorme desigualdade territorial no meio agrário brasileiro, configurada a partir do latifúndio que se estende até hoje. A fim de entendermos como se expressam os conflitos territoriais, faz-se necessária a conceituação de território e conflito. Para analisarmos os conflitos territoriais envolvendo terras indígenas utilizamos dados disponibilizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), onde ambos buscaram relatar essas violências cometidas no meio agrário durante o governo de Bolsonaro.

Biografia do Autor

Bruna Cristina Peripato, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Rio Claro

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Rio Claro). Atualmente é graduanda em bacharel em Geografia pela mesma Instituição. 

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Artigos