CONTRIBUIÇÕES DA CROMATOGRAFIA CIRCULAR DE PFEIFFER (CCP) PARA CARACTERIZAÇÃO DE SAÚDE DO SOLO EM DIFERENTES FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO

Autores

Resumo

Para caracterizar e comparar o comportamento de diferentes substratos de solo, foi utilizada a técnica da Cromatografia Circular de Pfeiffer. Para tanto, foram demarcados e georreferenciados seis pontos distintos para coleta, respeitando os limites do campus de Sorocaba (SP) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, a fim de obter resultados heterogêneos tendo em vista as diferentes formas de uso e ocupação e diferentes classificações do solo. Posteriormente ao trabalho de coleta, as amostras foram devidamente separadas conforme a classificação do solo, esta, variando de acordo com a dinâmica de escoamento e sobreposição ao longo da escarpa oeste do vale do Córrego do Ipaneminha, onde o campus se localiza. Na sequência, após o peneiramento dos substratos, foram gerados os cromatogramas, seguindo o proposto pela EMBRAPA. Verificou-se que estes cromatogramas se diferenciam em cor, formato dos picos, formato das plumas e integração entre as zonas ao longo do corrimento, o que denota as dessemelhanças na composição das amostras coletadas, considerando as variáveis do ambiente.

Biografia do Autor

Caio Vieira Lobo Marques, UFSCar

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. 

Erminio Fernandes, UFSCar

Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2007), estágio doutoral em geomorfologia pela Universitè de Paris VII ( Denis Diderot), mestre pela mesma instituição em 2000 nas áreas de geomorfologia e solos. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989) e graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado e pesquisador do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP desde 2015. 

Fernando Silveira Franco, UFSCar

Engenheiro Florestal formado na Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Doutorado em Ciência Florestal, UFV, (2000) na Área de Sistemas Agroflorestais, na Agricultura Familiar. Professor Associado na UFSCAR - Campus Sorocaba, nos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Pós Graduação em Agroecologia. 

Downloads

Publicado

2023-11-12

Edição

Seção

Artigos