Análise das condições de erodibilidade na falésia da praia da Ponta Verde, município de São José de Ribamar - MA (Brasil)

Autores

Resumo

Falésias são feições geomorfológicas caracterizadas pela forte inclinação e constituem aproximadamente 80% das linhas de costa ao redor do mundo, o que mostra a significância para o seu estudo. No município de São José de Ribamar, Maranhão, encontra-se um conjunto singular de falésias, de origem sedimentar Tércio-quaternária, sujeitos à erosão marinha. Como a área de estudo apresenta uma taxa crescente de ocupação humana, a pesquisa objetivou analisar as principais propriedades físicas do solo que influenciam a erodibilidade das falésias da praia da Ponta Verde e suas consequências para o ecossistema local. Os procedimentos adotados constaram de atividade de campo, com coleta de amostras para a determinação das principais características físicas dos solos na falésia, como densidade do solo, análise morfológica (Cor, Estrutura, Consistência, Textura), mensuração das taxas de infiltração, registro fotográfico com drone e análise laboratorial dos parâmetros de erodibilidade. Os resultados indicaram que o solo do topo da falésia encontra-se compactado, com textura predominantemente arenosa, que influenciaram as taxas de infiltração e alta friabilidade, o que favoreceu a ocorrências de movimentos de massa, como deslizamentos e feições erosivas, como as ravinas no talude da falésia. A soma desses fatores de erodibilidade e avanço do nível do mar implicam no recuo das falésias nesta porção do município de São José de Ribamar, resultando em problemas ambientais e limitações à sua expansão urbana.

Biografia do Autor

Hugo Leonardo Reis de Lima, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestre em Dinâmica da Natureza e Conservação pela Universidade Estadual do Maranhão (2021). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2016). Tem experiência em licenciatura na área de Geografia, com ênfase em Geografia nos níveis fundamental (6 ao 9 ano EFAF) e médio (1, 2 e 3 séries).

José Fernando Rodrigues Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Professor do Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço - PPGEO/UEMA, Coordenador do Laboratório de Geociências, e Vice Coordenador do Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Mapeamento - GEOMAP e da Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é bolsista de produtividade Sênior da UEMA. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro\Universidade de Wolverhampton - Inglaterra. Trabalhou como Professor Visitante no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pesquisador do Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos - LAGESOLOS - UFRJ. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Geomorfologia e Estações Experimentais.  

Andreza dos Santos Louzeiro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pós-Doutorado em Andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (PPGeo-UEMA). Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGe-UFRN). Mestre em geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGe-UFRN) Graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Docente no curso de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - NEPA/UFMA e do Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Ambientais, Risco e Ordenamento do Território - GEORISCO. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Indicadores de Riscos de Desastres, Indicadores Socioambientais, Vulnerabilidades, Redução de Risco de Desastres, Mapeamento e Modelagem de Riscos de Desastres, Análise Geoambiental, Problemática Ambiental Urbana, Planejamento Ambiental e Territorial.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

Artigos