Promoção do destino turístico pelas perspectivas das zonas geocológicas da paisagem no município de Ilha Grande, Piauí

Auteurs-es

Résumé

O turismo integra aspectos econômicos, sociais e ambientais, impulsionando o desenvolvimento regional de forma sustentável. O estudo analisa o Delta do Parnaíba, em Ilha Grande (PI), área com potencial turístico e paisagens únicas. Utilizando mapeamento paisagístico, observação direta e geoprocessamento, identificou-se zonas de interesse, combinando características naturais e atividades tradicionais. As análises revelaram as percepções sobre mudanças da paisagem e oportunidades para o turismo. O zoneamento estratégico propõe equilibrar preservação e turismo, destacando a importância do planejamento territorial. A abordagem visa conservar a biodiversidade, valorizar culturas locais e servir de modelo para outras regiões.

Bibliographies de l'auteur-e

Mateus Rocha dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando do PPGEO (Programa de Pós-Graduação em Geografia) da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Bacharel em Turismo, pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Atuante em pesquisas de bacias hidrográficas do Baixo Parnaíba, e na área litorânea do estado do Piauí (2018 - presente). Foi membro Trainee da Pró-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação (2020/UFDPar); Membro/Voluntário do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Energias Renováveis - NEsPER - (UFPI); Membro/Voluntário do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Patrimônio em Bacias Hidrográficas - GESBHAP. (CNPq/UFPI). Voluntário do Grupo e Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Turismo (EITUR/UFPI). Membro/Voluntário do Grupo Geomorfologia, Analise Ambiental e Educação - GAAE, da Universidade Federal do Piauí.

Edvania Gomes de Assis Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutora em Geografia (Análise Regional), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Especialista em Geografia e Gestão Territorial. Pesquisadora em Bacias Hidrográficas, Paisagem, Sustentabilidade e Turismo. Professora de Geografia, Meio Ambiente e Geografia do Turismo (UFDPar/UFPI). Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESBHAP (CNPq). Membro dos grupos de Geomorfologia, Estudos Urbanos (GERUR) e Turismo (EITUR). Conselheira na APA Delta do Parnaíba e no Conselho de Meio Ambiente de Ilha Grande. Atualmente na UFDPar (criada em 2018, em processo de desmembramento da UFPI), mas mantém vínculos com a UFPI em projetos de pesquisa e programas de pós-graduação desde 2015.

Francisco Pereira da Silva Filho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Elaboração e Assessoria de Projetos Públicos e Privados pelo Centro de Capacitação e Treinamento de Pessoas - CCTP/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Teresina - FACET. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (PRODEMA/UFPI). Atua nas áreas de Turismo e Meio Ambiente, Projetos Turísticos, Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, Organização e Planejamento do Espaço Turístico, Administração Pública e Privada e Metodologia do Trabalho Científico. Membro do Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Patrimônio em Bacias Hidrográficas - GESBHAP - Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Turismo - EITUR/UFDPar.

Téléchargements

Publié-e

2025-11-18

Numéro

Rubrique

Artigos