Práticas e representações do patrimônio cultural em Rosana: a Folia de Reis Estrela Guia do Assentamento Rural Gleba XV de Novembro

Auteurs-es

Résumé

As manifestações culturais populares são produzidas pelo povo e rearranjam o território por meio das suas marcas identitárias, das relações sociais e de poder. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de compreender as continuidades e rupturas nas práticas e representações culturais da Folia de Reis Estrela Guia, do Assentamento Rural Gleba XV de Novembro, localizado no município de Rosana, situado na região do Pontal de Paranapanema, na porção extremo-ocidental do estado de São Paulo. Para isto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas para possibilitar o alcance dos objetivos propostos e basear a análise e a discussão dos resultados. Desse modo, apreende-se que a Folia de Reis da Gleba XV de Novembro possui diversos desafios para a sua manutenção e salvaguarda dessa tradição popular. Esta prática cultural e religiosa contribui significativamente para a construção da identidade cultural e da coesão social da comunidade, se impondo como vetor de resistência e de proteção da memória local e coletiva. 

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Henrique Teixeira-da-Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-FEC/Rosana)

Professor Assistente do Departamento de Turismo e Desenvolvimento do Território (UNESP-FEC/Rosana). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-IGCE/Rio Claro).

Camila Benatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Professora Adjunta do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UEMS). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Téléchargements

Publié-e

2025-11-27

Numéro

Rubrique

Artigos