A contemporaneidade do conceito de fantasmagoria para a análise das metrópoles brasileiras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5016/geografia.v50i1.19681

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo analisar a contemporaneidade do conceito de fantasmagoria, cunhado por Walter Benjamin, para a compreensão do processo de valorização do espaço urbano no contexto metropolitano brasileiro. Em um primeiro momento, se faz necessária a retomada do embasamento teórico que deu suporte a este conceito: a análise feita por Karl Marx sobre o “fetichismo da mercadoria”. A partir desta concepção é realizado um levantamento ao longo das obras em que o conceito de fantasmagoria aparece, identificando o contexto em que foram produzidas, a ampliação de seus significados e as aplicações ao longo da história em diferentes contextos e recortes espaciais. Em um segundo momento, esse conceito é trazido à luz da contemporaneidade no que diz respeito a análises sobre os processos de valorização do espaço urbano no capitalismo. Os agentes (re)produtores do espaço urbano são identificados, trazendo as implicações subjetivas no cotidiano dos cidadãos e nas formas materiais concretas presentes na valorização do espaço metropolitano. Por fim, tenta-se identificar o “estado da arte” que se encontra este conceito na literatura brasileira relacionando os pressupostos teóricos-metodológicos de Walter Benjamin e as metrópoles presentes no Brasil.

Biographie de l'auteur-e

Ramon Spironello do Nascimento, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas (UNESP Rio Claro)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro, na linha de pesquisa: Territórios, mutações econômicas e políticas públicas (previsão de conclusão em dezembro de 2027). Possui o título de mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro, na área da Geografia Urbana com a dissertação intitulada: O papel das fantasmagorias do bairro de Santa Felicidade no processo de valorização do espaço na metrópole de Curitiba PR. (concluído em novembro de 2022). Possui graduação, Bacharelado (com ênfases em: análise socioambiental e geoprocessamento; análise socioespacial e planejamento territorial) e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluído em 2018). Atualmente é professor de geografia, sociologia e filosofia no Ensino Médio pelo Núcleo de Educação Integrada Fundação Romi NEI, em Santa Bárbara dOeste. Tem experiência na área da docência em geografia, sociologia e filosofia, com ênfase em pesquisas nas áreas de Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, mercado imobiliário, segregação socioespacial, turismo, sociologia, valorização do espaço, metrópole, educação, licenciatura, metodologias ativas.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-20

Numéro

Rubrique

Seção temática | V Congresso Brasileiro de Organização do Espaço