DA FOME EPIDÊMICA E ENDÊMICA A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA DA FOME E OS DADOS DA PNAD 2004

Autores/as

  • Cleder FONTANA ufrgs
  • Rosa Elena NOAL
  • Sandro de Castro PITANO

Resumen

O presente artigo problematiza uma aproximação entre a Geografia da fome (1946), de Josué de Castro, com os dados de insegurança alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2004. Para alcançar tal objetivo parte-se da colocação da fome como uma impossibilidade material; retoma-se as concepções de fome endêmica e de fome epidêmica em Castro e as definições de fome e insegurança alimentar do IGBE; frisa-se as particularidades dos dados e as diferentes delimitações geográficas utilizadas nos dois momentos para apresentar e representar cartograficamente as duas condições históricas e geográficas. Nesse processo, percebe-se similaridades e particulares em relação aos mesmos, ambos marcados pela acentuada presença da fome no território brasileiro. Palavras-chave: Geografia. Fome. Insegurança alimentar. Brasil.

Publicado

2013-07-19

Cómo citar

FONTANA, Cleder; NOAL, Rosa Elena; PITANO, Sandro de Castro. DA FOME EPIDÊMICA E ENDÊMICA A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA DA FOME E OS DADOS DA PNAD 2004. GEOGRAFIA, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 67–80, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/7732. Acesso em: 4 feb. 2026.

Número

Sección

Artículo