POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ÁGUA NA HOLANDA EM TEMPOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Autores

  • Carmem Lúcia Vergueiro Midaglia CETESB, SP

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas. Planejamento territorial. Aumento do nível do mar. Gerenciamento de Recursos Hídricos. Enchentes. Usos da Água. Monitoramento de Rios. Ecologia da Paisagem.

Resumo

O artigo trata de parte de um estudo em andamento sobre análise espacial e gerenciamento da água. O conhecimento da forma pela qual se dá esta abordagem no território holandês poderá servir de base para comparação com outras realidades a respeito de recursos hídricos superficiais. Neste caso, será abordada a possível vulnerabilidade das áreas urbanizadas do território holandês, mediante os impactos decorrentes de mudanças climáticas globais no país e a disponibilidade de água decorrentes das mesmas. A complexidade do tema evidencia a necessidade de múltiplos organismos (sociedade civil, órgãos governamentais, instituições acadêmicas e terceiro setor) se alinharem em prol da obtenção de soluções adequadas que possam ter responsabilidades compartilhadas e que multi-gerenciadas. O exemplo holandês parece mostrar tudo isto e, ainda, evidenciar a necessidade cabal de agir antes da instalação de problemas que afetarão necessidades tão básicas como o fato de beber água limpa e morar em locais seguros. Palavras-chave: Mudanças Climáticas. Planejamento territorial. Aumento do nível do mar. Gerenciamento de Recursos Hídricos. Enchentes. Usos da Água. Monitoramento de Rios. Ecologia da Paisagem.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Vergueiro Midaglia, CETESB, SP

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, FFLCH, Universidade de São Paulo.Doutorado na área de Análise Espacial e Geopressamento.

Downloads

Publicado

2007-11-12

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS