RISCOS NATURAIS E CARTA AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO DA BACIA DO CÓRREGO FUNDO, AQUIDAUANA, AQUIDAUANA/MS

Autores

  • André Luiz Pinto DCH/CPTL/UFMS
  • Élizangela Martins Carvalho DGC/CPAQ/UFMS
  • Priscila Varges Silva DGC/CPAQ/UFMS

Palavras-chave:

Riscos Naturais, Carta de Riscos Ambientais, Sistemas Naturais

Resumo

A dinâmica das bacias hidrográficas é expressa pela interação dos subsistemas natural, construído, socioeconômico e produtivo, que retratam os princípios de unidade, complexidade e totalidade, que se caracterizam por sua localização, extensão, correlação, evolução e causalidade, constituindo-se em excelente unidade de estudo e de planejamento. A bacia do Córrego Fundo localiza-se no município de Aquidauana, a leste da cidade. Ocupa uma área de 4.609 ha, que drena terrenos do Planalto de Maracaju/ Campo Grande em direção à Depressão do rio Aquidauana, englobando 14 propriedades que utilizam suas águas superficiais e subterrâneas. A principal atividade sócio-produtiva desenvolvida na bacia é a pecuária extensiva corte. Esta atividade aliada à deficiência de práticas conservacionistas estão comprometendo a qualidade das águas da bacia. Assim a presente pesquisa identificou os riscos naturais, considerando a qualidade das águas superficiais da bacia, como indicador principal de qualidade ambiental, a partir da elaboração de modelo sistêmico de funcionamento, que demonstre os fluxos de energia e matéria, e suas interações. A partir desse modelo, foram elaboradas cartas temáticas, caracterizando os elementos do subsistema natural e permitindo com a sobreposição, a identificação e classificação dos riscos naturais da bacia. Como resultado observou-se a substituição da mata nativa pela pastagem cultivada, mesmo em áreas com declives superiores a 30%, além de que apenas 21% dos estabelecimentos rurais da bacia utilizam-se de práticas conservacionistas de uso do solo. Tal problemática contribui para a perda de solo e carreamento de sedimentos e resíduos da atividade pecuária para o córrego, influenciando nas características físicas, químicas e biológicas de suas águas. Necessitando assim de mecanismos de reordenamento do uso de seus solos, visando minimizar danos ambientais na bacia e na cidade de Aquidauana, pois sua foz localiza-se a cerca de 8 Km à montante do ponto de captação da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul – SANESUL, que abastece a cidade de água.

Biografia do Autor

André Luiz Pinto, DCH/CPTL/UFMS

Professor Associado I, Dr. em Geociências pela UNESP de Rio Claro, professor pesquisador do Departamento de Ciências Humanas do campus de Três Lagoas da UFMS.

Élizangela Martins Carvalho, DGC/CPAQ/UFMS

Geógrafa, Mestra em Geografia pela UFMS, Técnica responsável pelo Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geociências do Campus de Aquidauana da UFMS

Priscila Varges Silva, DGC/CPAQ/UFMS

Turismóloga, Mestre em Geografia pela UFMS, Professora substituta do curso Turismo do DGC/CPAQ/UFMS

Downloads

Publicado

2007-10-02

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS