INUNDITOS COMO MODELO DEPOSICIONAL NO TRIÁSSICO DA BACIA DO PARANÁ: UM EXEMPLO NO GRÁBEN ARROIO MOIRÃO (RS)

Autores

  • Laís Gabrielli LIMA Mestrando em Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rualdo MENEGAT UFRGS Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Campus do Vale, Porto Alegre (RS).
  • Ana Maria Pimentel MIZUSAKI UFRGS, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Campus do Vale, Porto Alegre (RS).

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v37i1.11702

Palavras-chave:

inundito, Triássico, Gráben Arroio Moirão

Resumo

O Gráben Arroio Moirão (RS) é um relicto doTriássico da Bacia do Paraná no embasamento, o Escudo Sul-Rio-Grandense. No setor noroeste do gráben foram reconhecidas características que se associam com um modelo sedimentar do tipo inundito. Foram aplicadas técnicas de mapeamento geológico de rochas sedimentares, sendo selecionados seis afloramentos para levantamento de perfis colunares com a descrição detalhada das unidades, documentação fotográfica e coleta de amostras de rochas para análises. Osperfis colunares permitiram o reconhecimento de dezoito fácies, oito sucessões de fácies, sete superfícies-chave e dois marcadores estratigráficos. A análise de fácies, das associaçõese dassucessões resultou na definição do arcabouço estratigráfico comproposição de um modelo deposicionaldo tipo inundito. O modelo atende as características da situação geológica encontrada, ou seja, um sistema composto por fluxos progradantes de baixa densidade, subaquosos, que geram litologias mal selecionadas, grãos angulosos a subangulosos.O agente transportador não é eficaz na segregação textural, é um evento episódicoenão há migração lateral de canais. A etapa de desenvolvimento de canais ocorre rapidamente por meio de feições rasas e desconfinantesqueocasionam depósitos com geometrias em lençóis ou tabulares. Sendo assim, considera-se que seja um modelo deposicional do tipo inundito.

Biografia do Autor

Laís Gabrielli LIMA, Mestrando em Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geóloga (UFRGS) Mestrando em Estratigrafia (UFRGS): previsão de término 09/2016.

Downloads

Publicado

2018-04-04

Edição

Seção

Artigos