METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE HIDROAMBIENTAL PARA PROJETOS DE INTERVENÇÕES EM RIOS PERENES (MASRIOS): APLICAÇÃO E CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESTUDOS DE CASO

Methodology for hydro-environmental sustainability assesment for intervention projects in perennial rivers (MASRios): application and considerations from case studies

  • Andreza Tacyana Felix CARVALHO Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências
  • Jaime Joaquim da Silva Pereira CABRAL Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Para avaliar a viabilidade ambiental de intervenções estruturais em ambientes fluviais, as escolhas pela utilização por metodologias específicas baseadas em indicadores de sustentabilidade, podem ser ferramentas úteis ao embasamento técnico da análise do licenciamento ambiental. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a Metodologia para Avaliação de Sustentabilidade Hidroambiental para Intervenções em Rios Perenes (MASRios), a partir de sua aplicação para análise de projetos de barragens, dragagens, retificações e requalificações em rios perenes de primeira e segunda ordens, conforme classificação fluvial hierárquica. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, são utilizados como estudos de caso dados e informações provenientes de três de projetos de intervenções em cursos d’água perenes, que foram objetos de licenciamento ambiental na Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco, entre os anos de 2011 e 2017. Por fim, verifica-se através dos resultados dos valores numéricos e gráficos apresentados, que a MASRios possui capacidade de integração entre os impactos hidroambientais em estudo, como também, concordância técnica para dar subsídios à avaliação de sustentabilidade desses tipos de projetos.

Palavras-chave: Instrumento de gestão ambiental. Indicadores de sustentabilidade hidroambiental. Sistema fluvial. Licenciamento Ambiental. Viabilidade ambiental.

Biografia do Autor

Andreza Tacyana Felix CARVALHO, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências,

Rua Acadêmico Hélio Ramos, S/N, Cidade Universitária - Recife – PE.

Jaime Joaquim da Silva Pereira CABRAL, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE) e Professor Titular da Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Rua Acadêmico Hélio Ramos, S/N, Cidade Universitária - Recife – PE – Brasil, CEP: 50740-530.

Publicado
2022-10-17