CLASSIFICAÇÃO DE SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS EM CABECEIRAS DE VALE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO DIAGRAMA DE FLEMMING: MUNICÍPIO DE CAMPO ALEGRE, NORTE DE SANTA CATARINA.

Autores

  • Marcelo Accioly Teixeira de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências.
  • Gisele Leite de Lima Universidade Federal de Santa Catarina.Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Cabeceiras de vale, classificação textural, fácies.

Resumo

O diagrama triangular de Flemming foi criado com o objetivo de permitir a classificação de sedimentos lamosos marinhos através de critério hidrodinâmico. Sua aplicação para o estudo de sedimentos quaternários em cabeceiras de vale visa facilitar interpretações paleo-hidrológicas em ambiente continental. Os resultados obtidos permitem distinguir paleossolos, sedimentos com organização incipiente e sedimentos com melhor organização textural, possibilitando a análise faciológica de depósitos de articulação entre encostas e calhas fluviais através da definição de fácies proximais e distais.

Biografia do Autor

Marcelo Accioly Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências.

http://lattes.cnpq.br/4408742728972066

Gisele Leite de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina.Universidade Federal de Santa Catarina.

http://lattes.cnpq.br/9325631288261624

Downloads

Publicado

2007-07-08

Edição

Seção

Artigos