AVALIAÇÃO TEMPORAL DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS E DO TRATAMENTO DE ESGOTO DE RIO CLARO-SP

Temporal evaluation of surface water quality and wastewater treatment in Rio Claro - SP

Autores

  • Jandir Pereira BLASIUS Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Departamento de Química e Ciências Ambientais.
  • Paulo Henrique dos SANTOS
  • Renata Xavier Lona de MORAES
  • André Corrêa de TOLEDO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-8865-740X
  • Marcelo Loureiro GARCIA Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-6002-3840

DOI:

https://doi.org/10.5016/geociencias.v41i04.16963

Resumo

Considerando a importância da água e a influência das ações antrópicas na degradação dos recursos hídricos, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar temporalmente a qualidade das águas superficiais e do sistema de tratamento de esgoto do município de Rio Claro-SP. Foram avaliados cinco pontos de monitoramento de águas superficiais bem como os efluentes das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE): Flores e Conduta. Os resultados foram comparados aos padrões estabelecidos pelas Resoluções CONAMA nº. 357/2005 e 430/2011, Decisão de Diretoria da CETESB nº. 112/2013/E e Decreto Estadual nº. 8.468/1976. A análise histórica revelou que os parâmetros: turbidez, oxigênio dissolvido, nitrato, nitrogênio amoniacal e clorofila-a atenderam aos limites estabelecidos pela Legislação. Enquanto, a condutividade elétrica, DBO, Escherichia coli, fósforo total e teores de alumínio e ferro dissolvidos e manganês total apresentaram desconformidades. Em relação ao tratamento de esgotos, os efluentes das ETE estudadas atenderam à Legislação para os indicadores de DBO, pH e sólidos sedimentáveis e apresentaram elevada eficiência da remoção de DBO (> 80%) e de DQO (> 77%). De modo geral, a avaliação dos índices de qualidade da água revelou forte correlação entre as características pedológicas, a localização e as atividades econômicas desenvolvidas na região.

Biografia do Autor

André Corrêa de TOLEDO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Formado em Engenharia Ambiental pela Unesp de Rio Claro, onde atualmente é aluno da Pós-Graduaçao em Geociências e Meio Ambiente, no nível de Mestrado. Atuou profissionalmente como consultor ambiental, e atualmente é Perito Criminal na Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo.

Marcelo Loureiro GARCIA, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Atua no curso de graduação em Engenharia Ambiental e no programa de pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Rio Claro, no qual realizou a Livre-Docência em Engenharia Sanitária. Obteve o título de Doutor (Ph.D.) em Engenharia Ambiental pela Washington University in Saint Louis (WUSTL), School of Engineering & Applied Science (USA), com financiamento do U.S. Department of Agriculture (USDA). É graduado em Engenharia Civil, mestrado e pós-doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), cujos projetos de pesquisa foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental com ênfase em tratamento de águas residuárias, na qual os seguintes temas de pesquisa são aplicados: digestão anaeróbia, desenvolvimento de reatores, produção de bioenergia, pós-tratamento, disposição de lodo em solo, reúso de água, reciclagem de nutrientes e microbiologia; busca ações de sustentabilidade no manejo de águas residuárias, investigando a aplicação de métodos de tratamento que proporcionem a redução de impactos ambientais e a recuperação de matéria e energia. 

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos