Controle postural em crianças portadoras de deficiência visual nas faixas etárias entre 3 e 11 anos

Autores

  • Ana Paula Botolaia Laboratório para Estudos do Movimento - Depto. de Educação Física – IB/UNESP/Rio Claro SP
  • Ana Maria Forti Barela Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul, SP
  • José Angelo Barela Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/1061

Palavras-chave:

Controle postural. Deficiente visual. Desenvolvimento motor.

Resumo

Este estudo examinou mudanças no controle postural em crianças portadoras de deficiência visual (PDV). Vinte e uma crianças PDV e 21 crianças sem comprometimento visual (SCV), divididas em três grupos (3-5, 6-8 e 9-11 anos), mantiveram a posição ereta em duas condições: olhos abertos (CV) e fechados (SV). Amplitude média de oscilação foi calculada para as direções ântero-posterior e médio-lateral a partir de dois emissores infravermelhos afixados nas crianças. MANOVA revelou interação entre idade e grupo. Crianças SCV apresentaram redução da oscilação corporal na faixa etária de 6-8 anos e crianças PDV apresentaram oscilação corporal similar nas faixas etárias de 3-5 e 9-11 anos mas aumento entre 6-8 anos. Não houve diferença entre condições CV e SV para crianças PDV mas crianças SCV oscilaram mais SV que CV. Estes resultados sugerem que crianças PDV passam por uma reorganização no funcionamento do sistema de controle postural mais tarde que crianças SCV.

Biografia do Autor

Ana Maria Forti Barela, Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Atualmente, é professora e vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul, pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora colaboradora no Laboratório para Estudos do Movimento da UNESP de Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Física, com interesse de pesquisa em estudos da postura e da locomoção em diferentes populações, controle motor, desenvolvimento motor, aprendizagem motora, biomecânica, andar subáquatico. http://lattes.cnpq.br/2481128022542270

José Angelo Barela, Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro SP

Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Membro de corpo editorial da Infant Behavior & Development, Membro de corpo editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (1413-9006), Membro de corpo editorial da Brazilian Journal of Motor Behavior, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Fisioterapia, Revisor de periódico da Fisioterapia em Movimento, Revisor de periódico da Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Revisor de periódico da Journal of Motor Behavior, Assistente Doutor da Universidade Cruzeiro do Sul, Revisor de periódico da Neuroscience Letters, Revisor de periódico da RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Revisor de periódico da Motriz (Rio Claro) e Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: motor development, Perception-action, postural control.

Downloads

Publicado

2008-04-15

Edição

Seção

Artigo Original