O presente estudo teve como objetivo identificar qual o estilo motivacional adotado por professores de educação física escolar, exclusivamente no que se refere à autonomia. A pesquisa de caráter descritivo-exploratório contou com a participação de 16 professores atuantes em escolas do município de Cambé, norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio do instrumento “Problemas na escola”, composto por oito vinhetas que representam cenários comuns às escolas, seguidas de quatro afirmações que devem ser avaliada numa escala de Likert. Cada uma das quatro situações-respostas corresponde a um estilo motivacional adotado, que varia de altamente controlador até altamente promotor de autonomia. Os resultados mostraram que o estilo motivacional altamente promotor de autonomia foi o mais adotado pelos participantes da pesquisa, podendo assim, representar uma prática docente na educação física escolar que promova efetivamente a aprendizagem e, uma mudança efetiva no comportamento dos estudantes
Biografia do Autor
Daniela Schwabe Minelli, Mestranda do programa de pós-graduação associado em Educação Física/UEM/UEL, Londrina, PR
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Aluna do programa de Pós-graduação em Educação Física, mestrado consorciado UEL - UEM. Ênfase de estudos na área sócio-cultural da Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, equipes multiprofissionais, intervenção profissional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4330008365083481
Glauce Yara do Nascimento, Mestranda do programa de Pós-graduação associado em Educação Física/UEM/UEL, Londrina, PR
Aluna do programa de Pós-graduação em Educação Física, mestrado consorciado UEL-UEM. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atua principalmente nos seguintes temas: educação física, formação, conhecimento e identidade profissional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1695962512286893
Lenamar Fiorese Vieira, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, PR
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atualmente é Professora no nível Associada A da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL. Atua na área de Educação Física, pesquisando principalmente os seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Educação Física Infantil.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5838785367664224
Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, PR
Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide C do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq, líder do Grupo Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica Geral FEF/UNICAMP/CNPq. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional e formação profissional). É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, da Revista Motriz, da Revista Pro-posições e da Revista da Educação Física/UEM.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8875226890794702