Atitude de trabalhadores quanto à prática da atividade física no tempo livre

Autores

  • Silvia Deutsch Professora Doutora do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5016/8731

Palavras-chave:

atitude, trabalhadores, tempo livre.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar as atitudes de trabalhadores de indústrias têxteis em relação à prática da atividade física no tempo livre. Foram consideradas as variáveis sexo, faixa etária, nível de escolaridade, faixa salarial sendo feita uma correlação entre a atitude e o comportamento apresentado. A revisão de literatura enfoca aspectos relacionados à atitude e a importância da prática da atividade física. Para coleta dos dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário contendo uma escala tipo Likert para medida de atitudes e um questionário para obtenção de informações pessoais dos trabalhadores. Foi utilizado um teste não-paramétrio. O qui-quadrado (X2) foi utilizado para análise discriminativa na verificação do nível de significância nas relações ao nível de p ≤ 0.05. A análise dos dados leva a concluir que os trabalhadores das indústrias têxteis de Americana possuem uma atitude favorável em relação à prática da atividade física no tempo livre. Os homens apresentaram uma atitude mais favorável que as mulheres. Fatores como idade, nível de escolaridade e faixa salarial não apresentaram interferência nesta atitude. O estudo possibilitou também a conclusão de que existe uma correlação positiva entre a atitude dos trabalhadores em relação a atividade física e a sua prática.

Biografia do Autor

Silvia Deutsch, Professora Doutora do Departamento de Educação Física do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1983), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em atividades rítmicas, ginástica, ginástica rítmica, ginástica laboral, danças de salão e yoga. Desenvolve pesquisas relacionadas a psicologia do esporte nos campos: estados emocionais, música e movimento.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Original