A ARIE do Sítio Curió, Fortaleza-Ceará: desafios e potencialidades socioeconômicas em contextos urbanos
DOI: 10.5281/zenodo.18064055
Palavras-chave:
Unidade de conservação, Comunidade local, Vulnerabilidade socioeconômica, ARIE Curió, Educação ambientalResumo
As Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs), integradas ao planejamento regional e urbano, constituem-se em reservas ecológicas fundamentais para a conservação da biodiversidade e mitigação dos efeitos climáticos. Dessa maneira, este estudo visa identificar as potencialidades socioeconômicas do entorno da ARIE do Sítio Curó, em 2024, e suas relações com a conservação e a gestão sustentável dessa Unidade de Conservação. Esta pesquisa possui natureza essencialmente quantitativa, de objetivo descritivo e exploratório, desde a revisão de literatura até a fase de tabulação e análise das estatísticas descritivas dos dados secundários. Os resultados evidenciam que, apesar da predominância da informalidade e da baixa diversificação econômica da região no entorno da ARIE, existe uma infraestrutura comunitária favorável ao engajamento social. A ausência de atividades produtivas integradas à UC e a falta de fiscalização ambiental são desafios que limitam a conservação. Conclui-se que o cenário de vulnerabilidade socioeconômica é fator limitador de acesso ao processo decisório de conservação da UC, o que exigirá ações de inclusão participativa das comunidades ao modelo de gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 OLAM: Ciência & Tecnologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores poderão manter os direitos autorais pelo seu trabalho, repassando os direitos de primeira publicação à revista OLAM - Ciência & Tecnologia, ISSN 1982-7784, sendo solicitado da parte do(s) autor(es) a postagem de autorização específica para publicação sem quaisquer ônus para a revista, considerando seu caráter de fins não lucrativos, como documento suplementar no processo de submissão do trabalho. À revista será permitida a transferência de direitos autorais, permitindo uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de acesso público. A declaração deverá ser assinada por todos os autores. Trabalhos enviados sem a carta de cessão, serão rejeitados. Ver modelo em 'Sobre' - "Foco e Escopo" - ' OLAM - Carta de Cessão de Direitos Autorais" http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/about/editorialPolicies#custom3

