CARACTERIZAÇÃO DE UMA TRILHA COMO SUPORTE PARA AVALIAÇÂO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

  • Theo Vieira LARRATÉA Animal Plan
  • Caroline Meirelles de Freitas DIAS UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Mateus Evangelista LEAL Animal Plan

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Trilhas. Paisagem. Interpretação Ambiental. Caracterização Ambiental.

Resumo

A caracterização ambiental de uma área em um ciclo sazonal, envolvendo os fatores bióticos e abióticos, identificando os elementos que formam a área serve como suporte para avaliação da percepção ambiental de grupos. Entende-se por percepção ambiental o conjunto de informações dos cinco sentidos, mais os aspectos culturais em que estão inseridos. Para tal levantamento foi necessário à criação de uma ficha de caracterização e as análises do levantamento, foram descritas dentro do contexto das quatro estações. Para avaliação, desenhos foram aplicados e suas análises levaram em consideração quanto ao conteúdo, com a presença dos organismos divididos em: Paisagem, Ação humana e Seres vivos. Os resultados demonstram que as percepções individuais e grupais seguem um padrão ambiental, estando às percepções de acordo com as análises sazonais. O estudo sobre como grupos interpretam o ambiente serve como base para a elaboração de trabalhos mais específicos de problemas ambientais existentes no entorno.

Biografia do Autor

Theo Vieira LARRATÉA, Animal Plan

Atualmente é mestrando em diversidade e manejo da vida silvestre, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: trilhas, interpretação ambiental, percepção ambiental, atualmente trabalha na elaboração do conceito de vazão ecológica no rio dos Sinos.

Caroline Meirelles de Freitas DIAS, UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Ciências Biológicas pela UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos- atua no Grupo de Educação Ambiental-UNISINOS com trilhas interpretativas e percepção ambiental. Elabora trabalhos com manejo de felinos dentro de centros urbanos.

Mateus Evangelista LEAL, Animal Plan

Atualmente é laboratorista da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS atuando no Laboratório de Ecologia de Peixes e Laboratório de Ecologia de Mamíferos . Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Peixes, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotelemetria, Peixes migradores e Piscicultura.

Downloads

Publicado

09-11-2009

Como Citar

LARRATÉA, T. V., DIAS, C. M. de F., & LEAL, M. E. (2009). CARACTERIZAÇÃO DE UMA TRILHA COMO SUPORTE PARA AVALIAÇÂO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. OLAM: Ciência & Tecnologia, 9(2). Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/olam/article/view/2755

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.